UI Design: o que priorizar ao criar interfaces do usuário

UI Design: o que priorizar ao criar interfaces do usuário

Ao desenvolver interfaces digitais é imprescindível atentar-se para a interação entre usuário e máquina, arquitetando soluções de acordo com a jornada do usuário e principalmente de fácil  aplicabilidade. Sendo assim, todo projeto de tecnologia deve levar em consideração a UI Design (user interface design), pensando em oferecer um produto objetivo e sobretudo, funcional. 

Neste texto, entenda mais sobre a importância de uma boa interface para atrair e reter usuários.

O que é UI Design ou Design de Interfaces?  

A parte de UI Design é responsável pela construção de como o usuário interage com a máquina, ou seja, de modo objetivo, a UI Design visa proporcionar facilidade na busca do que o usuário quer encontrar, deixando-o seguro de quais passos tomar ao utilizar determinada ferramenta.

A diferença entre UI e UX 

A diferença entre UI e UX

O UX Design pode ser considerado o foco específico do design das experiências geradas dentro de sistemas e plataformas. Ele está ligado aos aspectos amplos, digitais ou analógicos, que têm como principal objetivo o aprimoramento da jornada de compra do usuário, idealizando como melhorar as suas interações em cada etapa dentro desse fluxo.

Neste processo, o papel do UI Design é guiar os usuários por meio de um caminho entre o momento de acesso até o objetivo final, de forma clara e eficiente. Ou seja, uma soma de técnicas para fazer com que o usuário não apenas siga na jornada, mas desfrute com qualidade do caminho percorrido!

Conhecendo os pilares do UI Design 

Um dos principais pontos de partida e que embasa a maioria dos projetos de UI Design, é projetar plataformas e sistemas que tenham como base as 10 heurísticas criadas por Jakob Nielsen, as quais visam além de uma boa interface, a excelência na experiência de uso.

A partir desses estudos, pode-se afirmar que uma boa interface de usuário precisa ter objetivos bem delineados, uma jornada que faça o usuário navegar pela ferramenta, sentindo-se amparado e ao mesmo tempo com vontade de permanecer no ambiente, além de um contexto onde possa obter respostas de forma consistente para suas dúvidas.

Frente a isso, as prioridades em uma UI bem concebida devem contemplar os objetivos do usuário em três pontos fundamentais: a jornada, o contexto e o feedback.

Desenvolvendo uma boa interface de usuário 

Segundo Ben Schneiderman, alguns fatores são cruciais no momento de criar interfaces de usuário. 

Acompanhe a seguir, o que este cientista da computação e professor do Laboratório de Interação Humano-Computador na Universidade de Maryland, elaborou como princípios de uma boa UI, o que denominou de “8 Regras de Ouro da UI Design”.

  1. Consistência

Para a construção de uma boa interface e por consequência, de uma boa experiência do usuário, trabalhar com assimilações é um ótimo meio de fazer com que o usuário tome decisões de modo assertivo e não se frustre frente a experiência. A ideia do uso de  ícones, cores, termos e hierarquias com o mesmo padrão, facilitam e muito esse processo. 

  1. Atalhos

Atividades devem ser facilitadas e um exemplo clássico é o Ctrl+C e Crtl+V, atalho para copiar e colar do Windows. 

Observe todos os requisitos que norteiam o projeto, como exemplo, incluir opções para diferentes tipos de usuários, por idade ou experiência, sem dúvidas, melhoram a UI Design.

  1. Feedbacks Informativos

Qualquer sistema para ser bem utilizado, deve ter a preocupação em sempre oferecer ao usuário a opção de saber o que acontece ou acontecerá se ele tomar  determinada ação ao longo da jornada. Atenção a este ponto fundamental!

  1. Diálogos Indicativos

Indicar que o usuário atingiu um determinado objetivo ou chegou ao fim de uma parte dentro de um fluxo, é essencial para informar que deu tudo certo ou que algo precisa ser realizado ainda. 

  1. Erros

O objetivo é sinalizar erros, a base para o entendimento de que o seu usuário está fazendo algo que não está de acordo com o esperado. Nesta fase, é essencial que seus usuários não possam cometer erros graves. As sinalizações também fazem parte desta etapa, a exemplo de algo que não foi preenchido corretamente.

  1. Reversão de Ações

Podemos dizer que uma das finalidades de reversão de ações é a redução da ansiedade do usuário que navega pelo sistema, o conhecido Ctrl+Z, capaz de  remover determinada ação e mudar o resultado a seguir.

  1. Suporte de Controle

A sensação de quem está usando o sistema está no controle, tranquiliza e fornece confiança no processo de interação entre usuário e máquina. Por isso, pensar em sequências fáceis e objetivas de ações para o próprio usuário tomar, é crucial para ele ter a sensação de que atingiu o resultado esperado.

  1. Carga de Memória de Curta Duração

De forma objetiva,  toda interface bem feita deve permitir ao usuário localizar o que deseja com o mínimo de cliques e de forma rápida, sem a necessidade de quem está navegando grave muitas informações. 

A importância do design de interface para o seu negócio 

Para gestores que buscam obter maior e melhor engajamento com usuários, dispor de uma boa UI Design é uma super vantagem competitiva para uma empresa, afinal, interfaces bem projetadas podem trazer para o seu negócio, além do aumento de usuários, a permanência deles por mais tempo interagindo com o seu site ou app, viabilizando uma experiência memorável com a marca como um todo.

Para projetos que visam ter o design de interfaces como um ativo fundamental, Pedro Grisotti, UX Lead no  MINT_Lab, software house focada em design e data driven – e que desenvolve projetos em UX, CX e EX para empresas globais, indica que o primeiro passo é ter o foco na jornada do usuário, tendo atenção em todas as demandas voltadas para UI Design desde as etapas primárias, de exploração gráfica e diretrizes visuais, construindo as bases de estilo da marca do cliente.

UI Design no MINT_Lab

UI Design no MINT_Lab, empresa de software em Florianópolisl
Pedro Grisotti, UX Lead no MINT_Lab, e equipe em processo de criação da jornada do usuário

E para que um bom projeto de UI Design seja executado, Pedro, que já liderou entregas para clientes como Marelli e Portobello America, dá mais algumas dicas a seguir. Acompanhe!

Um guia de estilo como base 

Ter delineado um guia de estilo para seu negócio, pode ajudar – e muito, a equipe de UI Design, afinal, mesmo que sua empresa conte apenas com um branding book, é necessário ter em mente que, em um futuro muito próximo, pode haver a criação de novos produtos digitais, e com essa base bem fundamentada, o desenvolvimento de projetos voltados à usabilidade ficará facilitado e muito mais assertivo.

Profissionais Especializados e Pesquisa

Soluções pensadas com base no repertório que cada integrante traz para os projetos, compõem uma equipe capaz de lidar com um volume considerável de demandas, sem deixar de lado a velocidade.

Em todas as entregas, além da bagagem dos profissionais do MINT_Lab, o benchmarking e o tempo dedicado à etapa de exploração, são outros dois pontos fundamentais para cases de sucesso da empresa, focada na criação de produtos digitais que conectam além dos usuários, pessoas e  clientes.

Versatilidade e Capacidade de Adaptação

Em alguns projetos, o escopo pode estar previamente documentado, onde o MINT_Lab faz a tradução, visando entender o público alvo, sua jornada e a necessidade da solução em si, a fim de desenvolver interfaces que se adaptem da melhor forma ao cotidiano do usuário. 

A exemplo disso, recentemente, a empresa de software recebeu uma demanda voltada para um público não tão habituado à tecnologia e pensando justamente em oferecer uma melhor experiência por meio do design de interfaces, em vez de utilizar o touch como recurso para a escolha de um determinado item, o time priorizou o uso de tabelas do Excel como base para o usuário fazer a opção dentro de um campo do site – uma solução simples, porém efetiva dentro da jornada deste usuário.

Atualizações constantes 

Um dos diferenciais de um bom projeto voltado para UI Design são as etapas que o compõe. No MINT_Lab, inicialmente, é realizada uma análise profunda para se ter um diagnóstico de qual o melhor caminho a seguir para o desenvolvimento de projetos.

Sempre com foco no usuário, são elencadas hipóteses para manter “interfaces vivas e dinâmicas”, pois todo gestor que está a frente de novos projetos e do desenvolvimento de novos produtos, deve ter em mente que a solução que o negócio oferece ao seu público, precisa estar sempre atualizada, o que Pedro coloca como “sendo adequada de acordo com o atual comportamento e psicologia do usuário”.

Escopo e cronograma de projeto bem definidos

A fim de evitar o retrabalho em um projeto, um cronograma bem desenhado faz toda a diferença no momento de implementar uma nova solução de UI Design, podendo reduzir o tempo de execução, evitando correções e ajustes não previstos, e o principal, reduzindo a frustração do usuário ao utilizar seu site ou app.

E para desenvolver projetos que visam excelência, contar com o apoio de uma fábrica de software é um ótimo recurso. O MINT_Lab é uma empresa especialista em desenvolver produtos digitais, que tem o background de mais de 25 anos de mercado, desenvolvendo aplicações, sistemas, ferramentas e integrações customizadas para marcas multinacionais.

Acesse e conheça o nosso trabalho através de uma seleta lista de cases!

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

Leave A Comment