Fábrica de software: entenda como usá-la para acelerar a transformação digital na sua empresa

Fábrica de software: entenda como usá-la para acelerar a transformação digital na sua empresa

Você já ouviu falar do termo “software house”, traduzindo para o português, fábrica de software?

Neste artigo, vamos abordar a importância desse tipo de negócio e como ele pode ajudar a sua empresa a alavancar resultados por meio da implementação do design e da tecnologia!

A pandemia e a mudança de paradigma nos negócios

Pelo fato de a pandemia exigir das empresas – e de modo acelerado, a presença digital, é necessário que o mindset da inovação esteja em pauta dentro daqueles negócios que ainda não estão totalmente online.

O fato é que para se manter em destaque no mercado, aderir à ideia da tecnologia como foco para a gestão de um negócio de sucesso, traz à tona a necessidade de parceiros para dar aquela ajuda inteligente no desenvolvimento de um novo projeto – e uma fábrica de software pode ser o grande ponto de virada da sua empresa.

Desenhando novos produtos

Para isso, focar na criação de produtos digitais customizados é uma das principais formas de diferenciação e inovação atualmente.

E quando um negócio não tem a necessidade de ter um time full timing para projetar novas possibilidades de produto, uma fábrica de software pode ser a grande solução, afinal, elas contam com equipes multidisciplinares e especialistas no desenvolvimento de produtos, cuidando dos projetos desde o primeiro contato com o problema, até a fase de seu lançamento.

Processos interativos de uma fábrica de software

E como trabalha uma fábrica de software?

Desde o princípio, os times de designers e desenvolvedores visam o entendimento das necessidades dos usuários, com a finalidade de criar soluções tangíveis, utilizando o UX Design como principal ferramenta para a inovação.

A partir do uso de metodologias ágeis – com todo o projeto pautado por sprints, a definição do produto, o desenho de roadmaps e a pesquisa de mercado, trazem o embasamento necessário para uma análise de requisitos assertiva e um desenvolvimento totalmente idealizado para o usuário.

Um trabalho em parceria com o cliente

Um exemplo de uma software house é o MINT_Lab, que conta com um time presente em todas as etapas do projeto, criando soluções customizadas e que são compatíveis com as expectativas do seu negócio, e principalmente com as necessidades dos seus usuários.

Para isso, há o acompanhamento do desenvolvimento da solução de forma holística, desde as etapas de entendimento do problema, até a criação, implementação e manutenção dos projetos desenvolvidos pela empresa.

Mas atenção! Para alcançar os objetivos, é fundamental que o cliente, junto à fábrica de software, contribua com bons briefings, repassando informações detalhadas para que o time do projeto possa ter ideias disruptivas, e a seguir, elencar aquelas passíveis de execução.

A importância do alinhamento

A importância do alinhamento entre as equipes de marketing, tecnologia e design.

É de suma importância que o cliente esteja envolvido em todas as etapas do projeto, validando cada avanço e se colocando à disposição para a aplicação de testes,  a fim de identificar acertos e erros, otimizando a solução e principalmente, o valor entregue ao seu usuário.

Para isso, determinar KPIs como medidores de desempenho é fundamental, apontando objetivos de forma clara para nortear o negócio. 

Além disso, ter diferentes KPIs, de acordo com o nível do projeto, se faz necessário, afinal, o que é relevante para a diretoria, pode não ser para o pessoal que está à frente do trabalho, auxiliando nas melhores escolhas do que pode ser considerado como indicador de performance. 

Cabe ressaltar que uma métrica é apenas uma medição, enquanto um KPI está diretamente atrelado à estratégia macro da empresa ou de um determinado projeto, ou seja, um KPI tem um valor maior e muito mais estratégico para o negócio, que uma simples métrica.

Case de cliente: Dados integrados através de Middleware para a Marelli

Novas possibilidades e descobertas

Para a diversificação de serviços e produtos, inclusive de mercados, o alinhamento e a sinergia entre as pontas da comunicação e marketing, de design e tecnologia é fundamental.

Com o apoio de uma fábrica de software, a sua empresa conta com todo o suporte para ter produtos digitais mais assertivos, seguindo por etapas detalhadas como o desenho das interfaces digitais, passando pelos fluxos e estruturas, pela parte de protótipos, assim como serão realizados diversos testes de usabilidade, pontualmente desenvolvidos de modo a se ter soluções digitais customizadas para atender às necessidades o seu negócio.

Além de toda a concepção, uma software house também pode oferecer suporte no que concerne à fotografia, produções audiovisuais, à parte analítica do projeto em si, além do monitoramento pós lançamento do produto desenvolvido. 

Oportunidades à vista!

aproveite as vantagens de ter como parceira uma fábrica de software.

Construir vantagem competitiva por meio da tecnologia é o que gestores do mundo inteiro estão colocando em prática.

Por isso, atente-se a este período de expansão da transformação digital em que vivemos e aproveite as vantagens de ter como parceira uma fábrica de software.

O MINT_Lab é uma software house com foco na criação de produtos digitais próprios e customizados. Com mais de 20 anos de experiência no mercado digital, utilizamos o Design como principal ferramenta de diferenciação e inovação. 

A nossa equipe é composta por profissionais qualificados em múltiplas áreas, tais como: UX Design, EX Design, CX Design, FullStack, CS etc. Atuamos de forma multidisciplinar em todas as etapas da concepção do projeto, criando soluções personalizadas que sejam compatíveis com as expectativas de nossos clientes e necessidades dos seus usuários.

Clique no banner para conhecer os nossos cases de soluções desenvolvidas para grandes empresas e conte conosco para potencializar o seu negócio também.

Mint Lab: soluções customizadas para empresas inovadoras

Leave A Comment