Experiência do usuário no pós-pandemia: melhorias indispensáveis para o seu negócio

Experiência do usuário no pós-pandemia: melhorias indispensáveis para o seu negócio

No início da pandemia da Covid-19, as vendas em e-commerce dispararam. E é justamente neste momento, com a chegada da vacina à maioria da população, que as empresas precisam estar preparadas para atender as mudanças comportamentais, reflexo da adaptação de um consumo, agora, ainda mais digital. Por essa razão, é essencial que as organizações busquem otimizar a experiência do usuário, se quiserem ganhar destaque na esfera digital, um ambiente altamente competitivo.

Para isso, é preciso alinhar estratégias a fim de melhorar processos de tecnologia voltados ao cliente. O que acaba sendo uma excelente oportunidade de readequar a proposta ou o que falta em seu negócio, incrementar o  relacionamento com seu consumidor e certamente, aumentar transações neste pós pandemia que desponta.

A seguir, conheça pontos fundamentais para aprimorar em seu negócio neste novo cenário.

Mapeando oportunidades 

mapeamento da jornada do usuário

A curva crescente de empresas buscando adequar e melhorar processos por conta da pandemia, vem acontecendo em todos os setores, a exemplo de negócios como Amazon, Mercado Livre e B2W, que inauguraram diversos novos centros de distribuição durante este período.

E especialmente neste momento, todo negócio deve realizar análises em suas rotinas, rever operações e se for o caso, tornar digital aquilo que ainda não está totalmente online, a fim de ganhar velocidade na operação e otimizar processos.

Para as empresas que já atuam no ambiente digital, enriquecer a jornada online do seu público começa por uma profunda análise do mercado e do seu próprio site. Realizar um mapeamento é crucial para detectar pontos que requerem incremento em relação à experiência do usuário, a fim de planejar ações mais estratégicas e implementar novas soluções.

Experiência do usuário no pós-pandemia

como melhorar a experiência do usuário no período pós pandemia

Utilizar o UX Design como ferramenta para a inovação, além de definir ou redefinir seus produtos e estratégias, acaba por trazer o embasamento necessário para uma experiência do usuário assertiva por meio de soluções tangíveis.


Mais do que nunca, é imprescindível implementar melhorias que garantam destaque e competitividade para o seu negócio, como:

  • Ter uma arquitetura da informação de acordo com as boas práticas de SEO para obter um bom posicionamento nos buscadores, como desenvolver uma plataforma rápida, acessível e responsiva;
  • Oferecer uma comunicação simplificada, intuitiva e de acordo com as preferências de interação do usuário;
  • Ter um site que estimule a conversão e avanços na jornada de compra, utilizando de CTA’s claras e objetivas;
  • Oferecer informações suficientes e concisas sobre produtos, além de organização e categorização com busca simplificada;
  • Disponibilizar provas sociais e espaço para avaliações de consumidores;
  • Direcionar a um checkout de fácil entendimento e navegação, garantindo que o usuário não desista da compra. 

Com tudo, UX diz respeito à experiência como um todo, por isso, o produto também deve ser bem anunciado na gôndola, o PDV precisa estar bem sinalizado, o CS deve ser ágil e transparente e a comunicação, principalmente neste novo cenário, precisa estar integrada, ou seja, é oportuno pensar também em como oferecer um UX Omnichannel.

Oferecendo uma experiência integrada

experiência do usuário omnichannel

Segundo uma pesquisa de mercado feita pela enVista, mais de 70% dos consumidores preferem marcas que oferecem experiências omnichannel. Com isso, essa estratégia vem ganhando força, não só pela importância do alinhamento de comunicação em todos os canais da empresa, mas sobretudo,  pela necessidade de mensurar o desempenho de cada ação em todos os pontos de contato com o cliente, apontando indicadores para nortear e integrar todos os setores do negócio.

E para oferecer essa experiência integrada, é preciso analisar os dados coletados no mapeamento da jornada do usuário, a fim de identificar quais implementações de UX são necessárias para trazer satisfação ao consumidor e, consequentemente, prós para a sua empresa.  

Implementar esse mindset se torna mais efetivo e idôneo quando somado ao trabalho de especialistas. Nesse caso, contar com o suporte de uma software house para acelerar a transformação digital da sua empresa, tende a trazer inúmeros ganhos.

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