Entenda a importância e como aplicar acessibilidade no UX Design

Entenda a importância e como aplicar acessibilidade no UX Design

A inovação digital é fato. Em tempos de pandemia, em que os negócios online vêm ganhando a cada dia mais espaço, a acessibilidade surge como pauta fundamental no desenvolvimento de novos produtos e serviços de tecnologia, automaticamente adquirindo maior importância dentro do UX design, principalmente à medida em que a inclusão digital é também uma necessidade social.

Neste texto, entenda como a inovação digital e o UX design podem ser grandes aliadas para que empresas ofereçam acessibilidade em seus produtos digitais.

Alguns dados e um case de sucesso de UX Design

ENGIE BR: case de sucesso de acessibilidade no UX Design

Você sabia que segundo dados da ABECS, no ano de 2020, somente de janeiro a setembro, foram contabilizadas 16,3 bilhões de transações online?

É muita gente realizando negócios na web e essa tendência nos leva não somente enquanto gestores de negócio e gestores de marketing, mas a sociedade como todo, a repensar o modo de realizar projetos, pensando em incluir todos os possíveis consumidores.

Por meio do UX design, um negócio adquire vantagem competitiva e esse foi o caminho pensado por empresas como a ENGIE, um dos maiores grupos empresariais franceses e atualmente no Brasil, maior produtora privada de energia elétrica.

Como a multinacional realizou recentemente mudanças importantes em seu style guide, algumas adaptações no site brasileiro se fizeram necessárias.

Leia mais: Case de cliente: Confira o novo site da ENGIE Brasil

Um projeto bem pensado de UX Design

Foi então que um novo projeto de interface foi todo pensado e realizado, focado nas necessidades dos usuários, proporcionando maior acessibilidade e direcionando a empresa para uma estratégia completa na jornada de experiência do usuário.

Ao longo do processo de desenvolvimento deste novo site, a ENGIE pensou em todas as possibilidades que a tecnologia oferece para os diferentes perfis, buscando dimensionar a variedade de usuários e integrar soluções de UX design para atender às necessidades de todos.

A importância dos parceiros especialistas

A oportunidade de trabalhar em um projeto voltado às melhorias de UX, fez o time do MINT LAB aplicar ao site da ENGIE boas práticas de design e funcionalidades desenvolvidas para oferecer acessibilidade a surdos, mudos, cegos, daltônicos, dentre outros grupos que possam ter alguma necessidade específica, aproximando o UX design da realidade dos usuários.

Aplicando acessibilidade no UX Design

Aplicando acessibilidade no UX Design

Um dos passos fundamentais para compreender essa necessidade dos usuários foi a realização de rodadas de conversas e entrevistas para entender os devidos ajustes que precisavam ser feitos no site.

Nesta parte, é imprescindível em qualquer projeto de UX design, lembrar de equalizar experiências que levam em conta não somente a usabilidade e acessibilidade, mas também a viabilidade de experiência do usuário no que tange a parte comercial do negócio.

Para projetos bem pensados e por consequência, bem executados, a concepção de um site a partir de estudos de UX design, contempla projetos com uma usabilidade muito mais simples para o usuário.

A importância do alinhamento entre times

E não estamos apenas falando de sites institucionais, mas também de e-commerces, onde ambos devem passar pela análise de dados de marketing, para que em todo o ciclo do usuário, estejam contempladas cada etapa da jornada de acordo com os objetivos do negócio.

Outro ponto que gestores como um todo devem se atentar, é unir também o time de UX design à equipe de desenvolvimento, criando interfaces atrativas e ao mesmo tempo ágeis para quem navega.

E nesta fase, é de suma importância que sejam realizados diversos testes, ao passo de que novas funcionalidades e novas telas possam ser repensadas para o projeto, atendendo além das necessidades iniciais do road map, àquelas que possam ter surgido após algum tempo de projeto rodando.

Os cuidados para acessibilidade no UX Design

Contemplar soluções de UX design voltadas à acessibilidade, deve envolver estudos objetivando o uso de cores simples, o conteúdo bem disposto, escrito de forma clara, além de botões e layouts descritivos, a fim de facilitar ainda mais a navegação e o ranqueamento pelos motores de busca.

Outros pontos que devem ser levados em consideração no trabalho de UX design voltados à acessibilidade, no caso de pessoas surdas, por exemplo, é o uso de legendas e transcrições para vídeos, podendo o conteúdo ficar mais organizado por tópicos como subtítulos, imagens e vídeos, além do uso de imagens ou diagramas que acompanhem os textos, preferencialmente alinhados à esquerda, no caso de pessoas disléxicas.

Os grandes já fazem!

Assim como em grandes empresas, a exemplo do Instagram, já existe o cuidado inclusive em oferecer ao usuário a opção de mudar a cor do plano de fundo entre claro e escuro, isso deve ser executado como uma solução para pessoas com baixa visão, a opção de contraste entre plano de fundo e textos. 

E pensando em soluções voltadas a melhorar a experiência do usuário, projetos de UX design devem também levar em consideração pontos relativamente óbvios e simples, como o uso de fontes com tamanhos legíveis, a construção de telas lineares e com boas possibilidades de ampliações, assim como o devido espaçamento para o caso de preenchimento de formulários.

Fique atento à essas tendências, a fim de colaborar não somente para seu negócio ter melhores experiências e resultados, mas também com a finalidade de incluir todo usuário que possa vir a interagir com sua marca, afinal, em tempos de negócios sustentáveis, o usuário é quem decide se sua empresa está apta ou não a bem atendê-lo!

Mint Lab: soluções inovadoras que geram resultados

O Mint é uma empresa digital que acredita no comportamento humano como agente gerador de resultados. Criamos soluções inovadoras que geram valor para os usuários e negócios para as empresas.

Proporcione uma boa experiência ao usuário através de produtos digitais inteligentes e criativos. Clique no banner abaixo e conheça a nossa empresa.

Mint Lab: soluções customizadas para empresas inovadoras

Leave A Comment