Integração de Sistemas: fundamental para o sucesso de um negócio

Integração de Sistemas: fundamental para o sucesso de um negócio

É fato que a transformação digital segue crescente, sendo assim, é de suma importância atuar de forma estratégica no que diz respeito às plataformas que o seu negócio utiliza e pensar na integração de sistemas, a exemplo de ERPs e CRMs, para otimizar processos e potencializar ganhos.

Por isso, neste artigo, apresentamos as diversas vantagens que este tipo de integração pode proporcionar a sua empresa. Siga a leitura!

Vantagens da integração de sistemas 

Sistemas interconectados impactam em toda a organização, gerando novas soluções e atuando diretamente na melhoria de processos e proporcionando maior agilidade para o negócio como um todo.

Para isso, a integração de sistemas pode, ou podemos dizer que deve, passar por uma camada intermediária, um middleware. Com a utilização desse integrador, a unificação dos sistemas ocorre de modo mais simples e segura,  tendo este software o papel de entrelaçar as aplicações, os dados e os usuários.

Entendendo alguns conceitos

ERP

De modo objetivo, o ERP ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, tem a missão de gerir e interligar os processos da empresa, contando com o histórico de transações, a parte financeira, dentre  outras rotinas, como compras, recebimentos, vendas, contas a pagar, podendo ainda integrar a parte de logística e estoque, dependendo do modelo do negócio.

CRM

Já o CRM, oferece a possibilidade de armazenar dados dos clientes para analisar, e a partir deles, obter inteligência competitiva. Resumindo, a gestão de vendas, marketing e atendimento em todos os pontos de contato com oseu usuário, é passível de ser integrada e utilizada de forma estratégica.

Middleware

O middleware nada mais é que uma API (Enterprise Application Integration). Funcionando como uma camada entre o que o usuário enxerga e as demais informações, sendo responsável por intermediar a aplicação final às diversas fontes de informação.

Basicamente, o middleware conecta as pontas de todos softwares que um negócio utiliza, facilitando desde o processamento, até o armazenamento de dados, independentemente das diferentes arquiteturas, protocolos, plataformas ou ambientes operacionais. 

Como unificar os dados do ERP e do CRM em um Middleware pode potencializar o negócio 

#1 Gestão de dados

Um dos pontos mais proveitosos da integração de sistemas é o cruzamento de dados, que podem ser centralizados por meio de uma API, ou como já sabemos, com o auxílio de um middleware, eliminando riscos de duplicidade de informações, desordem e demais rupturas comuns em processos não integrados.  

#2 Aumento de produtividade 

Um  belo exemplo disto, é que com os sistemas de gestão e relacionamento interconectados,  seu time acaba ganhando em agilidade e a empresa em produtividade. 

A melhora nos processos é notória à medida que o acesso às informações se dá de modo rápido e eficiente, além de subtrair o retrabalho em todos os sistemas. 

#3 Segurança da informação 

Ter múltiplos sistemas armazenando dados, significa que há inúmeras possibilidades de ocorrer um vazamento de informações, deixando a empresa exposta, vulnerável a fraudes e penalizações, caso algum cliente venha a ser prejudicado.

Integrar sistemas através de um middleware, além de viabilizar maior proteção, ainda facilita quando houver a necessidade de backups e sincronização dos provedores em nuvem, por exemplo.

#4 Redução de custos

Outro exemplo, é que com a integração de sistemas, como CRM e ERP, a gestão financeira contará com a minimização de despesas, tanto com suporte, bem como com manutenções, pois com a unificação de plataformas, o gerenciamento de processos estará em um só lugar e o negócio passará a ter melhor aproveitamento de recursos, sejam eles humanos ou ferramentais.

#5 Otimização da jornada comercial

Falando ainda das vantagens da integração de sistemas, com a integração em específico do CRM ao ERP,  toda a operação comercial se torna mais rápida e eficiente!

A melhoria em vendas se dará através do cadastro de produtos e clientes, que por estarem sincronizados, possibilitam que o vendedor gere a proposta comercial pelo CRM, além de já integrar esses pedidos ao ERP de forma parametrizada às regras do negócio.

E não é somente o time comercial que ganha com este tipo de integração! Neste caso, a equipe de marketing também tem muitos ganhos, visto que com um melhor controle das informações, é possível desenvolver ações mais assertivas e inteligentes. 

E os ganhos podem ir além, dependendo da escolha da plataforma para centralizar o CRM ao ERP, ou de qualquer outra integração necessária a ser feita.

Requisitos técnicos dessa integração

Basicamente, para integrar o CRM ao ERP, é necessário verificar se o seu CRM permite a integração a partir das APIs. A partir disso, tudo é facilitado, principalmente, se a sua empresa contar com o suporte de um time técnico.

Importância de ter uma equipe de especialistas

E para desenvolver um middleware que centralize os dados da empresa, contar com uma software house é uma escolha inteligente, afinal, a ajuda de profissionais especialistas no desenvolvimento de aplicações, sistemas e ferramentas, é fundamental como background para implementar também integrações customizadas para o seu negócio. 

A expertise do MINT_Lab 

Há mais de 20 anos, o MINT_Lab idealiza e cria produtos digitais próprios e customizados.

Contamos com um time de especialistas em múltiplas áreas, qualificado para desenvolver soluções e trazer insights inteligentes para nortear integrações.

Conheça mais sobre a empresa através de uma seleta listas de cases construídos para outros grandes negócios!

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

Leave A Comment