Marketing Data-Driven na prática com o MINT_Lab

Marketing Data-Driven na prática com o MINT_Lab

O Data-Driven Marketing, conhecido também como Marketing Orientado por Dados, é uma tendência que veio para ficar no Marketing Digital nos últimos anos. Com um mundo cada vez mais conectado e tecnológico, nas últimas décadas temos produzido de forma exponencial informações e dados. Saber coletar e usar esses dados a favor de uma estratégia é o que chamamos de ser Data-Driven.

Por muito tempo, trabalhamos de forma geral com um marketing que era mais intuitivo e empírico. Levantávamos hipóteses, criávamos campanhas e acompanhávamos de forma mais qualitativa os impactos da estratégia. Num mundo digitalizado, é possível acompanhar cada ação do seu público até a decisão final de compra e otimizar cada etapa, seja na construção da sua persona até o fechamento de negócio com apenas um clique.

Aqui no MINT_Lab, ser orientado a dados faz parte de tudo que fazemos, tanto com nossos projetos internos quanto no que produzimos para os nossos clientes. Não há nada que seja criado e desenvolvido que não tenha levado dados importantes em conta. Ao longo deste artigo, queremos dividir com você algumas das práticas data-driven que utilizamos e alguns cases de sucesso com a aplicação dessas ferramentas.

Benchmarking

Quando o benchmarking faz parte de uma estratégia de Data-Driven Marketing, o foco está em achar as principais métricas praticadas pelo mercado para servir de referência na construção da própria estratégia.

É possível conseguir alguns dados de mercado ou até alguns específicos de empresas-chave no segmento a respeito de marketing e vendas. Algumas são sigilosas e outras são mais abertas com relação a essas informações, por isso uma boa opção de benchmarking é usar pesquisas realizadas com um grande número de empresas.

Aqui no MINT_Lab, levantamos benchmarkings relevantes seja para sites que desenvolvemos ou para lançar novas campanhas de Inbound Marketing. É importante estarmos sempre com os dados mais atualizados de cada segmento, por isso avaliamos de forma constante os concorrentes e as tendências de mercado para que os nossos clientes alcancem resultados superiores. 

Estudo de Persona

Quando falamos sobre o marketing ter sido empírico e intuitivo por muito tempo, ainda vemos que muitos negócios não se baseiam em dados concretos na hora de construírem a sua persona. Muitos não sabem o que considerar ou exatamente onde consultar para conseguir construir uma persona fiel à realidade do negócio.

É bastante comum desenhar essa persona com base em impressões, desenhar estratégias de marketing e colocá-las em prática para, com o resultado, usar os dados para fazer a versão final da persona daquele negócio.

No Data-Driven Marketing é possível realizar todo o processo de estudo e definição de persona com base em dados internos e externos à empresa, com um método estruturado e validações ao longo do processo, assim como é feito aqui no MINT_Lab.

Análise

Tão importante quanto saber configurar a coleta de dados é saber analisar esses números depois. Além de desenhar a sua estratégia de Data-Driven Marketing aqui no MINT_Lab, nós também nos programamos para coletar os dados corretos nos momentos certos e analisá-los por meio de dashboards personalizados e outras ferramentas.

Atualmente, temos dados armazenados em diversas plataformas especializadas que nos ajudam a trabalhar com inteligência de dados, como Google Analytics, SemRush, Google Search Console, Google Looker Studio etc. Com uma vasta gama de ferramentas para trabalhar, coletar e analisar os dados, é importante saber selecionar e como agrupar as principais informações e para fazer a melhor análise no seu marketing.

Otimização

E analisar também é fundamental para que seja feita a otimização das estratégias e abordagens utilizadas. Na fase de análise são levantados insights e novas ações para movimentar as métricas principais para cima ou para baixo de acordo com os objetivos da empresa.

Tanto para analisar quanto para otimizar é importante ter metodologias adequadas para cada situação e os resultados possam ser colhidos e melhorados de forma ágil e eficaz. No Data-Driven Marketing é fundamental continuar com o processo de forma cíclica, fazendo os ajustes necessários a cada rodada.

Alcance resultados consistentes e orientados por dados com o apoio dos especialistas MINT_Lab

E com tantas práticas, quem deve ser contratado na hora de tornar o seu marketing mais data-driven? Muitas vezes não é possível reformular um time inteiro sabendo quais são as especialidades de cada profissional necessário ao desenvolvimento do seu Data-Driven Marketing.

Aqui no MINT_Lab contamos com diversos profissionais que podem ser alocados de forma fluida no seu projeto a fim de entregar o melhor resultado e ajudar o seu time a trazer mais resultados. Contamos com Analistas de Business Intelligence (BI), Especialistas em SEO e Tráfego Pago e muitas outras especialidades de acordo com cada necessidade de nossos clientes. São profissionais altamente especializados e que trabalham de forma multidisciplinar para atender melhor cada projeto.

Case de Inbound Marketing: E-conomiza

 Data driven marketing, case Inbound Marketing com a ENGIE

Aplicando na prática do Data-Driven Marketing, a estratégia de Inbound Marketing é uma das que já nasceu baseada em dados. Uma aplicação de sucesso feita aqui no MINT_Lab foi com a nossa cliente ENGIE, que opera há 25 anos no Brasil e, deste tempo, está há mais de 15 anos entre os nossos clientes.

A ENGIE é uma marca global e, aqui no Brasil, ela é uma das maiores empresas privadas de energia do país. Uma das frentes de trabalho da ENGIE está relacionada ao Mercado Livre de Energia, que é o ambiente onde as empresas podem negociar livremente o fornecimento de energia. Para ajudar as empresas a reduzirem suas despesas com energia elétrica, a ENGIE lançou uma solução chamada E-conomiza para um segmento específico de clientes.

Por ser um novo produto, a empresa ainda não tinha nenhum histórico disponível de venda, portanto foi necessário começar do zero. Realizamos um benchmarking e propusemos colocar uma primeira campanha no ar e gerar dados para nortear as próximas ações. Ao longo do tempo a estratégia foi ficando cada vez mais robusta baseada nas otimizações realizadas.

Entenda com mais detalhes o desenvolvimento da estratégia de Inbound Marketing para o E-conomiza.

Case de E-commerce: Vinícola UVVA

Data driven marketing, case de E-commerce com a Vinícola UVVA

Mudando de segmento, aqui no MINT_Lab também aplicamos o Data-Driven Marketing com a Vinícola UVVA. Nós construímos todo o ecossistema de comunicação da empresa e passou por diversas áreas diferentes e entregando desenvolvimento do e-commerce e o site, combinando o nosso know-how de User Experience (UX) aliados à estratégia de Marketing desenhada.

A UVVA surgiu em 2012 na Chapada Diamantina (BA) e é uma vinícola que tem como diferencial o seu processo produtivo. Além de lançar a marca, desenvolvemos aqui mesmo no MINT_Lab o e-commerce da vinícola, além de um sistema de agendamento de visitas e toda a estratégia de Inbound Marketing do negócio. Ao colocar no ar, sabendo mensurar exatamente os dados ideais para a operação, nas primeiras horas já havia tráfego e compras pelo e-commerce.

E você também pode ter essas práticas de Data-Driven Marketing aplicadas à sua operação com a ajuda do time de especialistas do MINT_Lab. Afinal, unir marketing e dados está no nosso DNA. Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Então conheça mais dos nossos cases de sucesso.

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

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