A estratégia de Inbound Marketing que alavancou os resultados do E-conomiza, solução da ENGIE Brasil

A estratégia de Inbound Marketing que alavancou os resultados do E-conomiza, solução da ENGIE Brasil

Desenvolver um novo produto requer conhecimento amplo de mercado e uma estratégia sólida, objetivando a expansão do leque de serviços do negócio dentro do seu segmento. 

Deste modo, posicionar e destacar a empresa em mais um nicho, pressupõe a necessidade do desenvolvimento de um plano de marketing e a consequente tomada de ações, principalmente aquelas focadas em resultados para a fase de go to market, como a implementação de uma estratégia de  inbound marketing.  

Sendo uma marca global, a ENGIE, maior empresa privada de energia do Brasil – e referência mundial no setor – identificou a oportunidade de aprimorar sua estratégia de comunicação e marketing de acordo com o lançamento de uma nova solução para os negócios do Mercado Livre de Energia, ambiente onde o consumidor escolhe com qual fornecedor de energia trabalhar. 

Para isso, contou com o apoio do time de inbound marketing do MINT_Lab, onde a seguir, detalhamos tudo sobre esse projeto que já pode ser considerado um sucesso!

Sobre a ENGIE Brasil

Há 25 anos operando no Brasil, a ENGIE possui uma série de projetos e iniciativas sustentáveis, onde, por exemplo, quase 90% de sua capacidade de geração de energia é proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, contando com um portfólio completo de soluções integradas para reduzir custos e melhorar infraestruturas, tanto  para empresas, quanto para cidades.

E-conomiza: economia garantida na fatura de energia das empresas

O Mercado Livre de Energia é o ambiente onde as empresas podem transacionar livremente o fornecimento de energia elétrica, em conformidade com a Regulamentação do setor, sendo possível comprar energia diretamente com a geradora, como alternativa ao fornecimento da concessionária local.

Pensando em uma nova linha de produtos voltados para o Mercado Livre de Energia, a ENGIE Brasil criou uma solução focada em empresas que precisam reduzir despesas com energia elétrica, o E-conomiza, produto que proporciona economia na conta de energia elétrica, concebido para aqueles negócios que precisam economizar sem ter equipe dedicada para gestão de energia ou de contratos.

Atenta às oportunidades de mercado

Visando aumentar a competitividade no Mercado Livre de Energia, em 2020, a ENGIE Brasil  concluiu que seria interessante contar com uma empresa full service para incrementar seu braço de marketing, buscando um parceiro capaz de atender a demanda existente para os produtos pensados para o Mercado Livre, como o E-conomiza.

O desafio

O MINT_Lab contou com um desafio inicial, em que o cliente não obtinha um histórico do novo produto, como com um estudo profundo de personas  – para identificar e iniciar a jornada do usuário de forma assertiva, o que dificultou o direcionamento exato para aplicar as ações de divulgação.

Então, inicialmente foi implementada uma estratégia que visava teste e geração de dados, onde a partir do conhecimento e expertise de cada um do time, foram extraídos insights sobre os públicos, citando um exemplo do como profissionais especialistas podem fazer a diferença na inteligência voltada para marketing de produto.

Solução com base em dados

Um dos primeiros pontos fundamentais foi dar o tempo necessário de implementação e veiculação da primeira campanha, para gerar dados e respaldo suficiente, para validar se as ações estavam sendo direcionadas de forma efetiva ou não. 

Em paralelo a fase de implementação das ações iniciais do E-conomiza, a ENGIE já sinalizava também o interesse em criar além de uma campanha digital, uma campanha offline específica para a região Nordeste.

Com isso, após os primeiros meses veiculando a campanha piloto de marketing, a equipe  do MINT_Lab fez o levantamento de todo histórico de desempenho e também trouxe uma análise de mercado profunda acerca dos primeiros momentos de entrada do E-conomiza no segmento.

Campanha E-conomiza

Por meio dos dados, foi possível validar que o direcionamento de público precisava de ajustes e que poderia ser feita uma nova campanha de mídia paga, já com um histórico detalhado, objetivando o ganho de resultados mais assertivos ainda.

Além dos ajustes nas campanhas de mídia paga, a partir dos dados coletados e analisados, foram feitas as primeiras correções de segmentação demográfica e os primeiros ajustes na parte visual, incluindo o próprio hotsite do E-conomiza, que foi repaginado e direcionado para um ambiente exclusivo.

Somados a estas primeiras ações, foram implementados um chatbot ao hotsite, além de um blog focado na produção de conteúdos personalizados para os públicos do produto, o que fortalece e complementa o posicionamento de mercado da ENGIE como referência em todas as soluções que comercializa.

Os resultados

Os resultados são expressivos em indicadores como alcance de pessoas, aumento de tráfego no site, indexação de palavras chaves relevantes para o setor, redução no custo por clique (CPC) e custo por lead (CPL) e expansão do posicionamento orgânico e pago do produto no digital.

Cabe ressaltar que mesmo após o encerramento da primeira campanha offline, o trabalho desenvolvido segue contribuindo para o aumento da geração de leads qualificados e que com a implementação do blog e dos primeiros conteúdos segmentados, hoje o E-conomiza alcança as pessoas certas, com uma solução atendendo plenamente à necessidade de cada persona diagnosticada e interessada no produto.

Satisfeita com os ganhos da estratégia de Inbound Marketing, a ENGIE expandiu as ações focadas no Nordeste do Brasil por mais tempo, além de fazer a adaptação da própria estratégia da região teste para outras regiões do Brasil,  porém de forma extremamente segmentada, o que traz economia de verba de marketing para a ENGIE e mais inteligência de atuação para a operação comercial como um todo.

Estratégia de Inbound Marketing  no MINT_Lab

O setor de inbound marketing é uma das vertentes do MINT_Lab, empresa full service que atende demandas de tecnologia e comunicação de empresas globais há mais de 25 anos, desenvolvendo ecossistemas de comunicação totalmente integrados.

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