UX Design e Inbound Marketing: estratégias aliadas para gerar novos negócios

UX Design e Inbound Marketing: estratégias aliadas para gerar novos negócios

Tudo o que envolve a forma como o seu produto ou serviço impacta seus usuários, passa por algumas estratégias pensadas especialmente para aumentar os resultados do negócio, tais como o inbound marketing e a experiência do usuário (UX) – ambas vertentes do marketing e do design – e complementares, quando o tema é marketing digital.

Com a evolução do comércio eletrônico, o consumidor/usuário atualmente conta com uma série de ferramentas que aumentam o seu conhecimento prévio sobre determinado produto, serviço ou marca. Diante desse fato, um possível cliente passa automaticamente a ter a liberdade de fazer quase todo o tipo de comparação possível, somente com as informações disponíveis na web, para então, depois dessa jornada, optar com qual marca trabalhar – tudo isso, sem sair de casa.

E é neste ponto, em que a estratégia de inbound marketing, aliada à experiência do usuário, passam a ser indispensáveis na estratégia de marketing como um todo, e é justamente  sobre isso que iremos abordar neste texto.

Experiência do usuário, do inglês User Experience (UX)

Experiência do usuário com foco em vendas

A experiência do usuário engloba as emoções do seu prospect ou consumidor ao navegar por um determinado sistema.

Por isso, vale lembrar que todo projeto que envolve o desenvolvimento de um e-commerce, app, plataforma ou sistema, precisa passar pelo estudo e mapeamento do usuário, visando oferecer uma boa experiência à medida em que o consumidor realiza interações com o negócio. O intuito da UX é que o seu usuário, além de navegar de forma facilitada, literalmente se apaixone pela sua marca e proposta de negócio.

Inbound Marketing 

Se a UX está voltada para a atenção que o negócio destina à navegação dentro dos sistemas, a estratégia de inbound marketing tem como finalidade a divulgação e comercialização destes produtos e serviços dentro do ambiente digital.

E a primeira impressão que um prospect tem do seu negócio – ou o primeiro ponto de contato onde ele enxerga a marca na web – fazem parte do objetivo central do inbound marketing, que trata de  buscar formas estratégicas para que o usuário entre em contato com o seu negócio. 

Em suma, o inbound marketing é a técnica que atrai possíveis clientes por meio de um funil de marketing estruturado, apoiado pela comunicação integrada entre os times de venda e marketing, pelo design e principalmente pelo conteúdo, o qual vai atrair e reter o usuário interessado.

UX e inbound marketing para potencializar a atração de leads

UX e inbound marketing para potencializar a atração de leads

A experiência do usuário facilita na condução à tomada de decisão e o inbound marketing traz a inteligência para este usuário seguir na jornada de compra, estratégias que acabam por se complementar e fortalecer a jornada do consumidor de forma assertiva. 

Desta forma, ao passo em que o UX Design preocupa-se com a navegabilidade e com os aspectos subjetivos do usuário, o inbound marketing fica  responsável por todo o fluxo que o leva  à conversão, finalizando este ciclo em sinergia com o time de vendas.

Cabe ressaltar que o conteúdo é a grande sacada quando a estratégia de inbound marketing é implementada, afinal para o seu usuário se tornar um lead, ele precisa ser nutrido, seja por meio de anúncios assertivos, e-mails segmentados ou ainda por um blog com temas relevantes.  

A importância do SEO para a estratégia de inbound marketing e UX Design

Chegar até seu site, navegar com facilidade, obter experiências prazerosas durante a navegação, fechar negócio e fazer com que o usuário compre seu produto ou serviço novamente, é o que podemos chamar de sucesso ao utilizar a UX Design atrelada ao inbound marketing.

Contudo, cabe ressaltar que para este ciclo acontecer de forma fluida, a atenção dada a estratégia de SEO faz toda a diferença. Basicamente a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), visa melhorar a performance de sites e conta com uma gama de estratégias que potencializam o posicionamento do seu negócio nos motores de busca – tais como Google, Bing e Yahoo – o que acaba aumentando a possibilidade de gerar leads ou compras, de acordo com o cada objetivo a ser alcançado.

E se o conteúdo “é rei” para a estratégia de inbound marketing, desenvolver um novo sistema, seja um e-commerce, app ou plataforma, deve levar em consideração essa inteligência voltada para search, com a finalidade de facilitar a busca pelo seu negócio na web.

E-conomiza, produto ENGIE Brasil que utiliza inbound marketing e UX Design para incrementar resultados

inbound marketing e-conomiza engie brasil

E foi justamente isso que a ENGIE – multinacional da área de energia e que opera no Brasil há 25 anos – buscou para potencializar os resultados de um novo produto.

O E-conomiza é uma iniciativa da ENGIE Brasil focada para empresas que precisam reduzir os gastos com energia. Sendo assim,  a empresa viu a oportunidade de aprimorar suas estratégias de comercialização, junto à implementação do inbound marketing e do UX Design para este produto.

Baseando todas as decisões por meio de dados obtidos acerca do comportamento do usuário na plataforma, bem como mapeando a jornada do consumidor dentro de fluxos de automação de marketing, o E-conomiza conta atualmente com um time de especialistas em UX Design e Inbound Marketing para interpretar todos as informações, além de transformar as mesmas em novos insumos para a melhoria contínua de performance do projeto.

O MINT_Lab como parceiro para UX Design e Inbound Marketing

Com o apoio do MINT_Lab, a equipe de marketing da ENGIE Brasil ganhou mais expertise para fazer a estratégia de go to market do produto, trabalhando em total sinergia com um time especialista em automação de marketing, design digital, produção de conteúdo web, além de contar com o knowhow de um parceiro que é focado no desenvolvimento de projetos voltados para a melhoria de interfaces e UX Design. 

Convidamos você a conhecer mais sobre o nosso trabalho através de uma seleta lista de cases!

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

Leave A Comment