Há tempos estamos vivendo em um mundo mais digital, mas esta era ainda está só começando e a pandemia acabou sendo crucial para acelerar essa transformação. Todo negócio passou por modificações nos últimos dois anos e independentemente do porte ou segmento de mercado, praticamente todas as empresas precisaram realizar adequações para aderir ao digital, seja por meio da implementação de novas tecnologias, com a finalidade de otimização de processos, ou pelo inbound marketing – uma das vertentes do marketing digital para a divulgação ou comercialização de produtos e serviços.
Frente a este contexto, empresas full service, capazes de atender todas as necessidades de tecnologia e comunicação em um só local, podem ser a chave de sucesso para um negócio, além de ser também um super diferencial competitivo, afinal, ter todas as soluções em um único hub facilita a comunicação entre cliente e fornecedor e confere agilidade ao dia a dia operacional.
Inbound Marketing para potencializar resultados
Atuar com estratégia de inbound marketing, atualmente, é um dos pilares para aqueles negócios que querem escalar resultados. Em alguns segmentos, o método já passou a ser até mesmo o único investimento em marketing, seja com a produção de conteúdo ou com estratégia de mídia paga.
O fato é que o inbound marketing contribui diretamente para posicionar marcas como autoridades nos segmentos em que atuam e com isso, passa a ser possível realizar negócios de uma forma muito mais estratégica, contando com etapas bem definidas do funil de vendas e o mapeamento de toda a jornada do consumidor, facilitando a tomada de decisões por meio de dados mapeados durante cada fase do projeto.
Como fazemos no MINT_Lab
O MINT_Lab atua há 25 anos no mercado de comunicação e tecnologia e atende demandas de empresas como Portobello, ENGIE e Marelli. Atualmente, conta com o inbound marketing como uma das soluções do seu leque de serviços especializados, para as quais desenvolve ecossistemas de comunicação totalmente integrados.
O time do MINT_Lab conta com profissionais especializados em cada etapa do inbound, um trabalho orquestrado pelo coordenador de operações, papel fundamental para estar à frente do projeto e em interação constante com o cliente.
O processo é inteiramente realizado pela equipe interna, da parte criativa à estratégica, tudo é feito dentro de casa. Abaixo, confira como funcionam as etapas de inbound marketing no MINT_Lab!
Para a área de copywriting, o time MINT_Lab busca entregar textos objetivos e assertivos que levem o leitor a tomar ações. As técnicas de copy são focadas para fechamento de negócios, seguindo o plano estratégico.
A ideia é que o leitor obtenha informações de acordo com o seu nível de maturidade, para assim, proporcionar a compra de um produto ou serviço mediante às informações claras e objetivas, que facilitam na tomada de decisão.
Se o profissional copywriter tem o objetivo de levar o leitor a tomar uma ação, o MINT_Lab conta também com a vertente jornalística, focada na comunicação institucional do negócio, sendo o responsável por promover a empresa de acordo com suas práticas e com isto, colaborar para a marca no sentido de fortalecer a imagem da empresa, tanto para o público interno, quanto para o mercado.
Dentre os principais focos da área de comunicação estão a elaboração de comunicados e newsletters, mantendo a audiência interna e externa atualizada sobre o que acontece de novo, além da produção de materiais editoriais – como revistas e jornais-, e o trabalho de assessoria de imprensa.
O front de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para o inbound marketing, afinal é essa a estratégia responsável pelas ações de otimização dos sites, visando alavancar o melhor posicionamento nos motores de busca como Google, Yahoo e Bing.
Este é o setor focado em trazer resultados orgânicos, podendo atuar desde o desenvolvimento do conteúdo para o site ou até mesmo aprimorando projetos em andamento, sempre visando trazer relevância para a marca de forma qualitativa e escalável.
O time do MINT_Lab também conta com um especialistas responsáveis pelo planejamento e execução dos anúncios digitais, técnica imprescindível para a efetividade das campanhas de marketing, direcionando as ações para o público ideal de acordo com os objetivos e potencial de investimento do negócio.
Esta é a ponta que planeja, analisa e orienta o desempenho das ações orgânicas e pagas, mensurando resultados e avaliando a parte estratégica, podendo sugerir novos direcionamentos de acordo com as etapas do funil de vendas e necessidades da jornada dos consumidores e usuários.
Quando o assunto é rede social, nosso foco é trazer voz para a marca, abastecendo com conteúdos relevantes e estratégicos. Fazemos a gestão das contas de Facebook, Instagram, LinkedIn e demais redes que compõem a estratégia de marketing digital da empresa, planejando e criando para conectar negócios às pessoas.
Design é o DNA do MINT_Lab, a raiz de tudo. Aqui está o que o consumidor literalmente vê, depois de todo o time acima trabalhar nos bastidores. O designer focado no ambiente digital, contribui para a criação de materiais como sites, aplicativos e e-Books, em muitas vezes, podendo ser o responsável pela transição da empresa para o digital – sendo capazes de criar projetos multimídia especialmente desenhados para os meios e canais digitais-, aliando criatividade ao pensamento analítico para tornar projetos além de visualmente bonitos, funcionais.
Toda nossa operação conta com um maestro para elaborar e gerir a estratégia de marketing digital junto ao cliente, lado a lado.
Em uma ponta, a coordenação dos processos e em outra, a busca por aprimorar as estratégias, gerenciando a base de leads, otimizando as ações de automação, entendendo dores e objetivos junto ao cliente e ao departamento de vendas, a fim de saber como as atividades de marketing podem ser ainda mais assertivas.
E a partir do entendimento do objetivo de cada um dos nossos parceiros, são implementadas ações estratégicas para transformar leads em negócios, e este é o caso da ENGIE Brasil, um dos nossos clientes que enxergou como oportunidade incluir em suas ações de comunicação, o inbound marketing como estratégia de negócio.
Maior geradora privada de energia do país, a ENGIE Brasil compõe o nosso portfólio de clientes há mais de 15 anos, em uma parceria que já resultou em inúmeros trabalhos de sucesso. Entre esses, está a implementação da estratégia de inbound marketing para o Mercado Livre de Energia (MLE), um dos segmentos em que a ENGIE atua.
A busca da empresa era justamente por ter todas as soluções de marketing em um único local, melhorando o escoamento de produtos voltados para o Mercado Livre de Energia com o auxílio de mais uma ponta de marketing.
Em sinergia com a equipe de marketing da ENGIE Brasil, assumimos o projeto que se desdobra em diversas frentes e dedicamos uma equipe multidisciplinar e exclusiva. O trabalho já rendeu diversos resultados relevantes em relação a tráfego, conversões, posicionamento digital e também reconhecimento externo.
A ENGIE enxergou a oportunidade de integrar seus processos de comunicação para potencializar resultados e contou com o modelo full service do MINT_Lab para promover soluções que geram negócios.
Acesse o nosso site e saiba o que podemos fazer pela sua empresa também!
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