Aplicativo mobile: entenda as etapas de desenvolvimento deste produto digital

Aplicativo mobile: entenda as etapas de desenvolvimento deste produto digital

Ter um aplicativo mobile é, sem dúvida, um investimento em tecnologia que traz uma série de benefícios para o seu negócio.

Um aplicativo próprio pode aproximar clientes e facilitar processos com os fornecedores da empresa, trazendo resultados positivos desde o incremento na estratégia de relacionamento, até o aumento das oportunidades de vendas.

Neste texto, conheça as vantagens de ter um app para o seu negócio, mas principalmente, o benefício de ter um parceiro especializado na criação de aplicativos mobile, conhecendo todo o processo de idealização e desenvolvimento desse tipo de produto digital no MINT LAB. Siga a leitura!

Aplicativo Mobile como solução de marketing 

LGPD para aplicativos mobile no Brasil

O primeiro ponto é a vantagem de ter um canal com forte potencial de gerar negócios e aumentar a produtividade da empresa.

Você sabia  que somente no ano de 2020, as compras realizadas pelos consumidores via celular, representaram 55,1% de vendas online de acordo com o relatório Webshoppers 43, da E-bit/Nielsen?

Fonte legítima de obtenção de dados

E se a chegada da LGPD impõe novas regras para a obtenção de dados de usuários em sites, um aplicativo mobile pode ser uma excelente solução para estas novas políticas de privacidade.

A lei regulamenta que é primordial apresentar explicações claras, precisas e acessíveis a todos os usuários com relação ao tratamento de suas informações pessoais e deve ser um direito garantido por aplicativos – mediante ao acordo entre as partes, o que passa mais confiança para o usuário. 

Com tal determinação, plataformas que operam com base em dados disponibilizados na internet para alcançar pessoas, sofrem esse impacto e precisam reajustar seus meios de atuação. Ou seja, ter um aplicativo, acaba sendo um recurso inteligente e lícito para colher informações do seu público.

Relacionamento e fidelização

Além de dispor de um canal facilitador para o consumidor, a obtenção de dados sobre os usuários, aumenta a inteligência das ações de relacionamento da sua empresa, resultando em uma nova forma, muito mais assertiva, de se comunicar com os mesmos.

Através de análises de interações e feedbacks, é possível compreender o comportamento e preferências do consumidor e conseguir identificar como e onde a sua empresa pode otimizar a experiência dele de forma a tornar esse relacionamento contínuo.

Aumento de credibilidade

Em tempos de internet, ter uma marca com credibilidade digital é fundamental.

Em um estudo realizado pela  Edelman Trust Barometer, empresa global especialista em reputação de marcas, 61% dos entrevistados informaram que as redes sociais de uma empresa são mais confiáveis do que  os seus anúncios publicitários.

Ou seja, somar ações de social media a utilização de um o app como canal de relacionamento e vendas é um método que tende a ser eficaz, visto que através das redes é possível trabalhar a confiança e incentivar os usuários a realizar download, usar o app e avaliar a sua marca. Uma estratégia de mídias digitais conectada e completa!

Automação e otimização de processos

Por falar em melhorias, o app é um super aliado para otimizar processos e ganhar velocidade, muitas vezes sem a necessidade de interferência humana, o que traz para o seu negócio, a possibilidade de redução do custo operacional e aumento de produtividade.

Compreendida a vantagem de ter um app para o seu negócio, é necessário entender a seriedade de oferecer um produto digital alinhado à relevância da sua marca e às expectativas do seu público. Para isso, é fundamental contar com o apoio de empresas especialistas.

MINT LAB: software house especialista em desenvolvimento de aplicativo mobile 

MINT LAB é uma empresa especialista em desenvolvimento de aplicativo mobile em Santa Catarina

Há mais de 20 anos no mercado digital, o MINT Lab é uma software house com diversos projetos de aplicativos mobile desenvolvidos para empresas globais. 

Utilizando do design thinking para diagnosticar toda a cadeia produtiva de seus clientes, o MINT atua focado em design (design driven) e dados (data driven), desenvolvendo projetos embasados em UX, CX e EX, assim como programando aplicações, sistemas, ferramentas e integrações customizadas para grandes empresas.

A seguir, conheça o processo de desenvolvimento de um app no MINT Lab.

Etapas de desenvolvimento de um aplicativo mobile no MINT Lab

Descoberta

Esta é a etapa de entendimento e diagnóstico do nível de maturidade digital do cliente, onde verificamos as necessidades e objetivos por meio do design thinking. 

Ao receber um novo projeto, um time de especialistas, composto por profissionais interdisciplinares, analisa o problema, levanta hipóteses e define o que cada membro da equipe fará para validar ideias.

É nesta etapa que confirmamos uma decisão semelhante e definimos o caminho ideal para alcançar o objetivo. O importante desse momento é o trabalho inteligente e em conjunto do time.

Idealização

A idealização de um projeto é o momento onde a nossa equipe começa a conceber a solução para as necessidades do cliente. Aqui, surgem as ideias disruptivas e são escolhidas aquelas mais plausíveis em relação ao briefing, ao tempo de execução e que irão gerar valor real quando a solução for entregue.

Este é o momento em que se abre o escopo, para em seguida fechá-lo, definir o Produto Mínimo Viável (MVP) e prosseguir com a execução do projeto.

É nesta etapa também em que a concepção da solução é entregue em formato de um pré projeto ao cliente, com um fluxograma do produto, user flow e a modelagem de base de dados.

Validação

Após definir o MPV do projeto, as ideias a serem aplicadas são postas à prova para validar o caminho que está sendo seguido na proposta para o cliente. A etapa de validação é onde aplicamos testes e identificamos acertos e erros, corrigindo e otimizando a solução.

E nesta fase onde é desenvolvida a pré-prototipação do produto, para deixar claro para o cliente o que será desenvolvido. 

Desenvolvimento e Programação

Ao longo de todo o processo, tudo que é desenvolvido pela equipe de UX é documentado para que o projeto esteja bem desenhado e esclarecido quando a equipe de programação receber a demanda.

Após a equipe de UX prototipar e materializar o produto, o projeto segue para o time de desenvolvimento dar vida às funcionalidades do app.

Iteração

É nesta fase onde há um controle de qualidade sobre o projeto e a análise do desempenho da solução.

A iteração é a hora em que analisamos onde e como podemos otimizar o produto. Essa etapa pode ocorrer uma, duas ou quantas vezes forem necessárias, isso aumenta o aprendizado da equipe, a qualidade da entrega e o valor oferecido ao usuário.

Inclusive, após a finalização do projeto, todo feedback é analisado, todo erro é corrigido e toda decisão tomada é reavaliada a fim de buscar pela melhoria contínua.

Conheça o nosso trabalho

Como uma equipe multidisciplinar, estamos presentes em todas as etapas da concepção e execução do projeto de nossos clientes. Conheça os cases de soluções desenvolvidas por nós para outras empresas através de uma seleta lista.

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

Leave A Comment