Arquitetura da Informação: saiba como ter um diagnóstico do seu negócio, produto ou serviço

Arquitetura da Informação: saiba como ter um diagnóstico do seu negócio, produto ou serviço

Quando o assunto é desenvolver um site, um app ou um software, deve ser ponto focal de um negócio observar a interação entre o usuário e o que ele está acessando. E é nesse momento em que a arquitetura da informação (IA) se faz necessária para organizar todo o conteúdo a ser trabalhado nessas plataformas, a fim de propor uma boa semântica para aquele novo produto digital que está sendo desenvolvido ou ainda melhorado.

Neste texto, entenda o que deve ser analisado e implementado para ter sucesso em IA e consequentemente, êxito em fatores como atração de usuários e otimização de um site para os motores de busca, como o Google.

Entendendo o problema

A fase de descobrimento é o passo primordial para projetar a arquitetura da informação e é importante que seja investido tempo neste momento com objetivo de ser assertivo no desenvolvimento da solução.

 A base para estruturar IA deve ser precisa, intencional e fundamentada no entendimento das dores para que cheguemos à soluções. Quando projetamos a arquitetura de um sistema, é preciso enxergar tanto com a visão do stakeholder quanto do usuário, entender as hierarquias, categorizações, integrações, navegação,  taxonomias e metadados.

A partir daí, conseguimos enxergar os pontos de atenção e as oportunidades no processo ou na cadeia. 

Arquitetura da informação: foco sempre no usuário!

Arquitetura da informação: foco sempre no usuário

Oferecer excelência em usabilidade é a peça-chave para que o cliente que esteja navegando nas plataformas da empresa, tenha a melhor impressão possível da sua marca.

Além disso, a experiência do usuário é um dos principais pilares de ranqueamento nos buscadores, o que além de conquistar e fidelizar um consumidor, ainda torna o seu site mais fácil de ser encontrado.

Design + Data Driven

Atualmente, a empresa que não for guiada por dados terá dificuldade para sobreviver num mercado cada vez mais acirrado e competitivo, o que podemos denominar de estratégia “data driven”, que há tempos deixou de ser uma inovação, sendo atualmente, uma necessidade.

Estar subsidiado por dados aumenta a expertise para guiar o desenvolvimento de soluções concernentes à arquitetura da informação. Ou seja, tendo clareza das necessidades do usuário e dos objetivos da empresa, é possível desenvolver um produto digital, desde um simples website até um sistema integrado a outras ferramentas, que atenda tais expectativas e solucione todas as dores.

End-to-end experience 

Muito se ouve falar em design thinking, uma metodologia de desenvolvimento de produtos e serviços focados nas necessidades e com objetivo de identificar as dificuldades e limitações e trazer oportunidades e benefícios para o cliente e valor para a empresa. 

Essa metodologia deve ser aplicada com a finalidade de obter uma visão holística e entender como as ideias e os dados são inseridos durante o processo de criação e desenvolvimento de um produto ou serviço. Desde o início até o final da jornada, que pode ser no canal físico ou digital.  

Implementando a arquitetura da informação 

Implementando a arquitetura da informação

Um time composto por designers, analistas de UX, produtores de conteúdo, especialistas em SEO e desenvolvedores, é, sem dúvidas, super necessário quando o foco é estruturar uma arquitetura da informação estratégica, inteligente e essencial para uma empresa.

Ter uma equipe capacitada ou contar com o apoio de uma empresa especialista é a base para, primeiramente, realizar um diagnóstico coerente e com isso, desenvolver soluções assertivas.

A partir da construção ou da melhoria da arquitetura da informação, será consequentemente possível enxergar cada próximo passo a ser dado, seja para tornar a sua empresa data driven ou ainda para desenvolver um ecossistema transformador e gerador de valor para o seu negócio como um todo.

O MINT LAB

O MINT LAB é uma software house focada em design e dados. Desenvolvemos projetos inovadores alinhados às necessidades de UX, UI, CX e EX e fazemos parte de vários times de P&D de empresas líderes em seus segmentos de atuação.

Entregamos soluções digitais baseadas em toda a cadeia produtiva, desde o início até o final, o que facilita a jornada de todos os usuários e fomenta novos negócios para a sua empresa.

Conheça algumas das soluções desenvolvidas por nós para grandes marcas!

Mint Lab: soluções customizadas para empresas inovadoras

Leave A Comment