Você já pensou na importância de aliar o design com a experiência do seu colaborador no ambiente corporativo?
O employee experience design (EED) tem foco no desenvolvimento de novas soluções, que impactam diretamente na satisfação e produtividade dos funcionários, afinal, eles são um dos ativos mais valiosos dentro da engrenagem de um negócio, não é mesmo?
A seguir, entenda como aplicar esse fator tão relevante em sua empresa!
Para engajar o time e com isso, também gerar resultados positivos para o negócio, é preciso buscar meios de tornar o dia a dia e as tarefas de trabalho, os mais práticos e ágeis possíveis.
Diante desse cenário, o employee experience design foca na criação de facilitadores relevantes para o funcionário, sejam ferramentas, softwares ou sistemas, com base nas suas necessidades para realizar processos cotidianos da empresa.
Todos os fatores que são correlatos ao colaborador, podem impactar direta ou indiretamente nos resultados de um negócio. O EED é uma abordagem de sistemas participativos que visa trazer melhorias nos processos cotidianos e no local de trabalho, através da aplicação de métodos e princípios de design de experiência, como design thinking, co-criação e design empático.
Atuando com base em análises comportamentais dos usuários, é possível projetar, por exemplo, softwares personalizados para solucionar dores ou otimizar atividades, visando trazer satisfação para o funcionário e ter a implementação do employee experience design como uma vantagem competitiva para a empresa.
Você já pensou no seu colaborador como um usuário-cliente?
Essa observação dos novos papéis e formatos de relação no ambiente de trabalho, é fundamental para gerar um cenário colaborativo para desenvolver soluções de employee experience design.
E seguindo o raciocínio de cadeia serviço-lucro, os beneficiários também são vistos como clientes, como destinatários da melhoria da qualidade do serviço.
Valorizar cada pessoa como parte do todo e permitir que haja, por exemplo, a participação nas decisões do negócio, gera relações horizontais e abre caminho para que os funcionários possam ter experiências significativas na empresa. Diante da satisfação dos colaboradores, os avanços tendem a acontecer naturalmente, implementando uma cultura de busca pela melhoria contínua, além da observação por todos, de novas oportunidades para a organização, afinal, o sentimento de colaboração será fruto desse novo mindset inovador.
Focar na criação de produtos e ferramentas customizadas é uma das principais formas de aprimorar o employee experience e promover esse valor dentro de um negócio.
Normalmente, a gestão de recursos humanos desempenha o papel idealizador dessa estratégia, todavia, o time de tecnologia e inovação é o setor responsável pelo desenvolvimento das soluções.
Para empresas que não possuem esses profissionais full time, contar com o apoio de uma software house é uma ótima opção!
O MINT LAB, por exemplo, é uma fábrica de software que desenvolve produtos digitais próprios e personalizados de acordo com as necessidades e objetivos de cada negócio.
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