Employee experience design: como aumentar o engajamento e a produtividade da sua equipe?

Employee experience design: como aumentar o engajamento e a produtividade da sua equipe?

Você já pensou na importância de aliar o design com a experiência do seu colaborador no ambiente corporativo? 
O employee experience design (EED) tem foco no desenvolvimento de novas soluções, que impactam diretamente na satisfação e produtividade dos funcionários, afinal, eles são um dos ativos mais valiosos dentro da engrenagem de um negócio, não é mesmo?

A seguir, entenda como aplicar esse fator tão relevante em sua empresa!

Employee Experience Design 

soluções de Employee Experience Design

Para engajar o time e com isso, também gerar resultados positivos para o negócio, é preciso buscar meios de tornar o dia a dia e as tarefas de trabalho, os mais práticos e ágeis possíveis.

Diante desse cenário, o employee experience design foca na criação de facilitadores relevantes para o funcionário, sejam ferramentas, softwares ou sistemas, com base nas suas necessidades para realizar processos cotidianos da empresa.

O impacto dos ambientes digitais e físicos na produtividade 

Todos os fatores que são correlatos ao colaborador, podem impactar direta ou indiretamente nos resultados de um negócio. O EED é uma abordagem de sistemas participativos que visa trazer melhorias nos processos cotidianos e no local de trabalho, através da aplicação de métodos e princípios de design de experiência, como design thinking, co-criação e design empático.

Atuando com base em análises comportamentais dos usuários, é possível projetar, por exemplo, softwares personalizados para solucionar dores ou otimizar atividades, visando trazer satisfação para o funcionário e ter a implementação do employee experience design como uma vantagem competitiva para a empresa.

Os colaboradores como clientes

Employee experience design: como aumentar a produtividade da equipe?

Você já pensou no seu colaborador como um usuário-cliente? 

Essa observação dos novos papéis e formatos de relação no ambiente de trabalho, é fundamental para gerar um cenário colaborativo para desenvolver soluções de employee experience design.

E seguindo o raciocínio de cadeia serviço-lucro, os beneficiários também são vistos como clientes, como destinatários da melhoria da qualidade do serviço.

Valorizar cada pessoa como parte do todo e permitir que haja, por exemplo, a participação nas decisões do negócio, gera relações horizontais e abre caminho para que os funcionários possam ter experiências significativas na empresa. Diante da satisfação dos colaboradores, os avanços tendem a acontecer naturalmente, implementando uma cultura de busca pela melhoria contínua, além da observação por todos, de novas oportunidades para a organização, afinal, o sentimento de colaboração será fruto desse novo mindset inovador.

Produtos customizados para melhorar a experiência 

Focar na criação de produtos e ferramentas customizadas é uma das principais formas de aprimorar o employee experience e promover esse valor dentro de um negócio.

Normalmente, a gestão de recursos humanos desempenha o papel idealizador dessa estratégia, todavia, o time de tecnologia e inovação é o setor responsável pelo desenvolvimento das soluções.

Para empresas que não possuem esses profissionais full time, contar com o apoio de uma software house é uma ótima opção!

O MINT LAB, por exemplo, é uma fábrica de software que desenvolve produtos digitais próprios e personalizados de acordo com as necessidades e objetivos de cada negócio.

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