Experiência do usuário: como o design impacta na retenção de público do seu site

Experiência do usuário: como o design impacta na retenção de público do seu site

Em tempos de metaverso e com quase todos os produtos e serviços com versões digitais, a experiência do usuário (UX) deve ser ponto focal dentro do planejamento de todo o negócio.

Empresas que almejam permanecer competitivas em seus nichos, precisam mapear e inserir  inovar por meio do aprimoramento em UX design, ou seja, agregando valor a quem navega por sites, sistemas, apps ou plataformas, para a partir disso, aumentar a  retenção e fidelização de clientes.

UX não é mais um diferencial e sim pré-requisito 

A UX design vem crescendo muito nos últimos anos e ela pode ser o diferencial para a sua empresa se manter no mercado, afinal o ponto crucial entre o fracasso e o sucesso, é o quão um negócio está engajado para gerar competitividade e se destacar no mercado.

Investir em user experience, é fazer com que o usuário que chega aos seus canais, possa literalmente ser guiado por caminhos que levam a determinado objetivo, tudo de forma fácil e fluida.

Como a UX design visa desenhar e planejar cada ponta da jornada do consumidor, sua empresa tende, além de angariar novos consumidores, a ficar muito mais competitiva no ambiente digital.

Estratégia para reter e captar clientes 

Otimizar a experiência do usuário nos seus canais é, sobretudo, uma forma de retenção de clientes, afinal quando a demanda é guiar o consumidor pela jornada em direção a um objetivo proposto, o UX Design passa a ser uma técnica fundamental – seja para o desenvolvimento de novos produtos, bem como para entender o comportamento dos usuários recorrentes – promovendo desta forma, a melhoria contínua na jornada e experiência do usuário.

De forma a captar novos clientes, a UX design apoiada pela arquitetura da informação, contribui inclusive quando a finalidade de SEO (search engine optimization) é a geração de demanda recorrente, afinal, quando falamos em experiência do usuário, objetivamos também a efetividade das estratégias de comercialização de um produto ou serviço.

Sendo assim, pode-se definir que a estratégia que utiliza o design UX para prospecção de novas demandas de forma  orgânica, é a que o usuário localiza o site por meio de SEO, como uma parte do objetivo de prospecção e com a estratégia voltada para search, como um exemplo. Inclusive, a experiência do usuário é um dos principais critérios de ranqueamento do algoritmo do Google. 

Estratégias de UX que impactam na geração de demanda recorrente 

Por isso, entender as reais necessidades dos consumidores, desenvolver uma jornada de compra inteligente e agregar uma boa experiência em canais e os pontos de contato, sem dúvida são fatores que colaboram para o fechamento de novos negócios e para a geração de demanda recorrente.

Além disso, fidelizar o usuário para que ele retorne ao seu site – ou pense na sua marca sempre que precisar de algo – vale para o momento de focar na criação de experiências duradouras, as quais podem ser desenvolvidas agregando alguns pontos-chave do design UX, tais como a fácil usabilidade, as interações em poucos cliques e a condução intuitiva da jornada.

UX Design feito por especialistas 

UX Design do MINT_Lab

Atuar com os profissionais de produto focados em oferecer soluções efetivas para uma  experiência do usuário de excelência, é fundamental para fomentar a retenção, recorrência e a fidelização de consumidores.

Para isso, ter um time de UX design capaz de mapear soluções para mensurar e otimizar a jornada do usuário, além de uma equipe apta a desenvolver estratégias de marketing em conjunto ao time de produto, passa a ser a base de todo o negócio que busca a inovação como pilar para seguir crescendo.

Para manter KPI’s como taxa de conversão e estratégias de segmentação, nutrição de leads, aquisição e growth atrelados a uma jornada e experiência do usuário de excelência, é preciso contar com uma equipe com um bom know-how de mercado, além da capacitação e expertise necessárias para o fomento de novos negócios.

Visando sempre assertividade e eficácia em seus projetos – inclusive já realizados para empresas globais – o MINT_Lab conta com um time multidisciplinar nas áreas do design, da tecnologia, do marketing e da comunicação, estando habilitado para  atuar com a consultoria de inovação para toda a cadeia produtiva do seu negócio, assim como com o inbound marketing, podendo inclusive desenvolver sistemas e tudo o que envolve a pesquisa e desenvolvimento de novas soluções de tecnologia para negócios.

Acesse o nosso site e conheça uma lista seleta de projetos e cases de sucesso já desenvolvidos por aqui!

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa
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