Em tempos de metaverso e com quase todos os produtos e serviços com versões digitais, a experiência do usuário (UX) deve ser ponto focal dentro do planejamento de todo o negócio.
Empresas que almejam permanecer competitivas em seus nichos, precisam mapear e inserir inovar por meio do aprimoramento em UX design, ou seja, agregando valor a quem navega por sites, sistemas, apps ou plataformas, para a partir disso, aumentar a retenção e fidelização de clientes.
A UX design vem crescendo muito nos últimos anos e ela pode ser o diferencial para a sua empresa se manter no mercado, afinal o ponto crucial entre o fracasso e o sucesso, é o quão um negócio está engajado para gerar competitividade e se destacar no mercado.
Investir em user experience, é fazer com que o usuário que chega aos seus canais, possa literalmente ser guiado por caminhos que levam a determinado objetivo, tudo de forma fácil e fluida.
Como a UX design visa desenhar e planejar cada ponta da jornada do consumidor, sua empresa tende, além de angariar novos consumidores, a ficar muito mais competitiva no ambiente digital.
Otimizar a experiência do usuário nos seus canais é, sobretudo, uma forma de retenção de clientes, afinal quando a demanda é guiar o consumidor pela jornada em direção a um objetivo proposto, o UX Design passa a ser uma técnica fundamental – seja para o desenvolvimento de novos produtos, bem como para entender o comportamento dos usuários recorrentes – promovendo desta forma, a melhoria contínua na jornada e experiência do usuário.
De forma a captar novos clientes, a UX design apoiada pela arquitetura da informação, contribui inclusive quando a finalidade de SEO (search engine optimization) é a geração de demanda recorrente, afinal, quando falamos em experiência do usuário, objetivamos também a efetividade das estratégias de comercialização de um produto ou serviço.
Sendo assim, pode-se definir que a estratégia que utiliza o design UX para prospecção de novas demandas de forma orgânica, é a que o usuário localiza o site por meio de SEO, como uma parte do objetivo de prospecção e com a estratégia voltada para search, como um exemplo. Inclusive, a experiência do usuário é um dos principais critérios de ranqueamento do algoritmo do Google.
Por isso, entender as reais necessidades dos consumidores, desenvolver uma jornada de compra inteligente e agregar uma boa experiência em canais e os pontos de contato, sem dúvida são fatores que colaboram para o fechamento de novos negócios e para a geração de demanda recorrente.
Além disso, fidelizar o usuário para que ele retorne ao seu site – ou pense na sua marca sempre que precisar de algo – vale para o momento de focar na criação de experiências duradouras, as quais podem ser desenvolvidas agregando alguns pontos-chave do design UX, tais como a fácil usabilidade, as interações em poucos cliques e a condução intuitiva da jornada.
Atuar com os profissionais de produto focados em oferecer soluções efetivas para uma experiência do usuário de excelência, é fundamental para fomentar a retenção, recorrência e a fidelização de consumidores.
Para isso, ter um time de UX design capaz de mapear soluções para mensurar e otimizar a jornada do usuário, além de uma equipe apta a desenvolver estratégias de marketing em conjunto ao time de produto, passa a ser a base de todo o negócio que busca a inovação como pilar para seguir crescendo.
Para manter KPI’s como taxa de conversão e estratégias de segmentação, nutrição de leads, aquisição e growth atrelados a uma jornada e experiência do usuário de excelência, é preciso contar com uma equipe com um bom know-how de mercado, além da capacitação e expertise necessárias para o fomento de novos negócios.
Visando sempre assertividade e eficácia em seus projetos – inclusive já realizados para empresas globais – o MINT_Lab conta com um time multidisciplinar nas áreas do design, da tecnologia, do marketing e da comunicação, estando habilitado para atuar com a consultoria de inovação para toda a cadeia produtiva do seu negócio, assim como com o inbound marketing, podendo inclusive desenvolver sistemas e tudo o que envolve a pesquisa e desenvolvimento de novas soluções de tecnologia para negócios.
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