UX no e-commerce: saiba como oferecer uma experiência que fideliza

UX no e-commerce: saiba como oferecer uma experiência que fideliza

Empresas que atuam com lojas online precisam estar atentas às tendências de mercado e a tudo que está atrelado ao desenvolvimento de uma plataforma eficiente, capaz de atrair usuários e torná-los consumidores satisfeitos e permanentes. E para isso, é necessário pensar em como integrar a interação humana a fatores como usabilidade, acessibilidade, empatia, funcionalidade e demais elementos que impactam na jornada do cliente a fim de conquistá-lo, ou seja, oferecer uma bom UX no e-commerce é fundamental para escalar o seu negócio.

Neste artigo, vamos abordar a importância da percepção do usuário em relação a um produto de tecnologia, neste caso em específico, do seu e-commerce e o como a atenção dada a esse canal pode influenciar na fidelização do cliente. Acompanhe a seguir!

Experiência do cliente X Experiência do usuário

Iniciamos abordando o relacionamento entre esses dois conceitos, os quais são muito próximos, porém possuem focos diferentes. 

Ao proporcionar interações junto ao negócio de modo completo, na relação entre marca e o consumidor, estamos atrelando isso à área de Customer Experience (CX) ou experiência do cliente.

Já o conceito de User Experience, ou UX, trata de modo específico das experiências geradas na plataforma, neste caso, em seu e-commerce.

Sentimentos que geram a fidelização do cliente

Experiência do cliente X Experiência do usuário

As sensações que são geradas ao navegarmos em um determinado site, acabam por causar emoções e possuem a capacidade de fazer com que o usuário volte sempre, ou o que pode ser melhor ainda, se torne um “brand lover” da empresa.

Por isso, antes de iniciar qualquer projeto de desenvolvimento ou upgrade do seu e-commerce, é fundamental a parte de pesquisa e monitoramento do usuário, a fim de entender toda a jornada de compra do consumidor dentro da sua plataforma e com isso, otimizar as interações, para então fazer com que esse usuário se apaixone pela marca. 

Bom, vale ressaltar que aqui estamos falando da experiência do usuário na plataforma de compra, todavia, fatores como produto, atendimento, pós venda etc precisam estar alinhados dentro do padrão de qualidade que a marca deseja oferecer.

Em suma, um bom resultado de UX no e-commerce complementa a jornada e contribui para que a experiência do cliente seja perfeita.

UX Design no e-commerce é fundamental para o SEO

Falamos da importância de UX Design para o cliente, mas também é necessário saber como “agradar” o SEO, o conjunto de estratégias que permite o ranqueamento orgânico do seu site nos motores de busca. Afinal, se o seu e-commerce não for encontrado no Google é extremamente possível que a sua loja não transmita confiança e tampouco atraia leads. 

Oferecer uma experiência positiva para o usuário é um dos fatores primordiais de uma estratégia de SEO, sendo fruto de uma arquitetura da informação inteligente, o que o Google avalia fortemente para exibir sites nas primeiras posições de suas páginas.

Por isso, é fundamental que os algoritmos dos motores de busca consigam localizar a sua loja online por meio da aplicação de boas práticas de SEO no domínio, contribuindo não somente para um bom UX no e-commerce, mas para o negócio como um todo, a medida em que essa estratégia orgânica vai sendo otimizada, viabilizando até a redução do seu investimento em mídia paga.

Práticas de UX no e-commerce que são indispensáveis

Práticas de UX design no e-commerce que são indispensáveis

Com o crescimento das vendas online, impulsionado também pela pandemia do COVID-19, o mercado de e-commerce em todo o mundo vem exigindo das empresas adaptações cada vez mais estratégicas para melhor atender o consumidor.

A seguir, conheça as principais boas práticas de UX para lojas online:

  • É primordial mapear toda a jornada de compra do usuário, idealizando como melhorar as interações em cada etapa;
  • O site deve ser estruturado dentro de uma arquitetura da informação que atenda aspectos essenciais para garantir uma boa usabilidade, funcionalidade, agilidade, acessibilidade e demais fatores que impactam o cliente na hora da compra;
  • É importante testar a segurança do site para aumentar a confiabilidade no ambiente percebido pelo usuário;
  • A suas páginas de venda devem conter informações claras sobre os produtos, além de imagens, vídeos, textos de apoio e demais elementos que ajudem a entender melhor a respeito  dos itens;
  • É essencial disponibilizar canais de comunicação com a empresa de modo direto, como chatbots;
  • Não esqueça do mobile! O dispositivo costuma ser o mais usado para acessar sites, por isso, garanta que o seu e-commerce seja responsivo. 

MINT LAB: Soluções para o seu negócio e para o usuário

Conectar positivamente pessoas, clientes ou usuários, deve ser o foco de todo e-commerce que visa fidelizar o consumidor e atualmente, é indispensável ter uma estrutura online que ofereça uma experiência memorável.

Para isso, muitas empresas contam com o apoio de software houses para criar plataformas inteligentes e que colocam o ser humano no centro das soluções.

O MINT LAB é uma fábrica de software que idealiza e desenvolve produtos digitais próprios e customizados, compatíveis com o momento do seu negócio e sobretudo, com as necessidades dos seus usuários.

Conheça alguns dos cases realizados por nós para outras grandes empresas!

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

Leave A Comment