A importância da usabilidade no desenvolvimento de softwares

A importância da usabilidade no desenvolvimento de softwares

O foco no usuário final é um ponto chave para o desenvolvimento de softwares e qualquer outro produto que envolva tecnologia, por isso, desde o escopo do projeto, é fundamental a preocupação com a usabilidade.

De modo objetivo, a usabilidade no desenvolvimento de softwares está relacionada a forma que o seu cliente-usuário utiliza a sua plataforma ou ferramenta e o quanto essa ação é fluida e eficiente para ele.

A seguir, acompanhe alguns dos principais pontos sobre usabilidade na criação de produtos digitais e descubra a importância desse fator para o seu negócio!

A diferença entre usabilidade e experiência do usuário

A diferença entre usabilidade e experiência do usuário

Usabilidade

Basicamente, para mensurar a qualidade de um software, a usabilidade figura como um dos principais pontos para dar tangibilidade na criação de um produto, ou seja, a interação entre o usuário, o que ele deseja fazer e o que a sua plataforma oferece em termos de solução, pode ser facilmente avaliada.

E se usabilidade está mais relacionada quando o usuário está em contato com a interface do produto, a experiência do usuário contribui neste processo antes, durante e depois dessa interação.

Experiência do usuário

Existem alguns elementos que agregam diretamente para uma boa experiência do usuário, como a concepção da interface oferecida ao seu cliente, a forma como ele utiliza suas plataformas e sistemas e até mesmo as experiências em que o produto sequer está presente. 

Em suma, não há dúvida de que experiência do usuário e usabilidade são fatores essenciais no processo de desenvolvimento de um software.

A importância da usabilidade no desenvolvimento de softwares 

A usabilidade está atrelada aos elementos que os profissionais de UX utilizam para então melhorar a experiência de usuário. E alguns desses componentes do design são a base para o desenvolvimento de softwares, o que fica claro pelo uso de algumas metodologias focadas especialmente nesse fator.

Para avaliar a usabilidade de um software, geralmente aplica-se a metodologia Heurística de Nielsen, desenvolvida em 1990 por Jakob Nielsen, um cientista da computação, onde são abordadas as seguintes questões:

  • Status do sistema: o sistema mantém os usuários informados sobre o que está acontecendo?
  • O sistema e o mundo do usuário: linguagem fácil de entender, o mais próximo do que seu usuário utiliza no dia a dia;
  • Controle e liberdade: seu usuário deve ser capaz de abrir e também fechar telas, movimentar-se ao longo de cada etapa;
  • Padronização: manter padrões de estética e de interação, são fundamentais para seu usuário localizar informações e seguir na jornada;
  • Erros: Sinalizar ações para usuário, bem como guiar o mesmo dentro do sistema, é essencial para prevenir erros e com isso, minimizar os impactos negativos ao longo do uso do software;
  • Reconhecimento: a cognição é a base para uma boa usabilidade, focando em objetos e ações de fácil lembrança, com similaridade entre elas;
  • Flexibilidade: ao usar seu software, o usuário leigo ou experiente deve entender como realizar tarefas com o menor tempo e de modo mais eficaz, reduzindo o número de cliques, por exemplo;
  • Minimalismo: menos é mais. E quando falamos em usabilidade, nada melhor que uma tela limpa, com um conteúdo claro e objetivo;
  • Educação: reconhecer ou diagnosticar erros pode ser uma informação bem bacana que o próprio usuário fornece para o desenvolvedor. Dessa forma, a sinalização é essencial para que este usuário saiba como executar ou corrigir algo;
  • Documentação: o famoso menu ou botão “Ajuda” deve estar lá com um FAQ ou uma saída para que o usuário que tenha dúvida, localize uma solução de modo fácil.

Entenda a importância da usabilidade para a sua empresa 

Como vimos, a avaliação da usabilidade de um software visa, além de melhorar a experiência do usuário, remover obstáculos do software, visto que quando o sistema oferece um bom nível de usabilidade, o sucesso da ação pode acontecer de forma mais simplificada. O que isso significa? Eficiência e produtividade!

Se pensarmos em um software de BI (Business Intelligence) em que o profissional precisa encontrar as métricas e gerar relatórios de um jeito rápido, a usabilidade bem aplicada facilitará essa demanda, além de prezar pela segurança das informações. 

Uma outra vantagem é que quando desenvolvido alinhado às necessidades e expectativas do usuário, o software tende a ter um processo de implementação simplificado, reduzindo custos em treinamentos intensivos e trazendo ganho de tempo.

E para alcançar essa eficiência, é crucial focar no que o software é capaz de entregar ao usuário, o que torna-se mais assertivo quando feito por especialistas que vão a fundo no entendimento das necessidades e desafios e entregam a solução trabalhando em parceria com a sua empresa. 

MINT_Lab: Criamos produtos digitais inovadores com foco no usuário 

O MINT_Lab é uma fábrica de software que coloca o usuário no centro da tomada de decisão.

Por meio da metodologia de design thinking, atuamos em parceria com o cliente e com o apoio de especialistas na criação de produtos digitais, desenvolvendo soluções compatíveis com as expectativas e necessidades dos seus usuários.

Conheça o nosso trabalho através de uma seleta lista de cases!

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

Leave A Comment