Case de cliente: Dados integrados através de Middleware para a Marelli

Case de cliente: Dados integrados através de Middleware para a Marelli

Ter um mindset data driven é fundamental para que grandes organizações tomem decisões estratégicas mais precisas e confiáveis. E sabemos que o ecossistema digital de uma empresa gera volumes massivos de dados e que, por isso, é necessário ter um controle centralizado dessas informações.

A Marelli está entre as empresas atentas ao cenário de transformação digital e que enxergou no Data Driven a solução necessária para organizar processos internos e expandir. Para isso, a empresa contou com o apoio do MINT_Lab.

Neste texto, entenda como otimizamos os processos internos da Marelli com a solução de dados integrados.

Sobre o cliente: Marelli

Sobre o cliente: Marelli

A Marelli, com sede em Caxias do Sul (RS), é referência no segmento de mobiliário corporativo, estando entre as maiores e melhores fabricantes de móveis para escritório do Brasil e América Latina.

Há mais de 35 anos, a empresa produz e distribui mobiliários corporativos que aliam tecnologia, design, conforto, inovação e performance. 

A Marelli se destaca no mercado pela visão empreendedora e de vanguarda apoiada num modelo de gestão sustentável e com foco no talento humano.

A empresa tem como missão oferecer produtos que auxiliam na composição de ambientes inspiradores, que geram mais produtividade e criam condições para que resultados apareçam.

Sobre o projeto

Apesar da Marelli fazer uso de ERP para controle da indústria e cadastramento de produtos, ela não possuía um sistema unificado para centralizar ativos como imagens, vídeos e conteúdo de venda junto aos dados industriais. Com isso, a empresa encontrava barreiras para realizar a implementação de novos processos e sistemas como e-commerce, website, ferramentas de venda e CRMs.

Idealização da solução

No MINT_Lab, cada projeto passa por etapas detalhadas e fundamentais para que possamos encontrar o meio ideal de ajudar nossos clientes.

Vale ressaltar que, para projetar e desenvolver este trabalho para a Marelli, montamos uma equipe de especialistas que atuou focada em atender exclusivamente esse cliente. 

Após identificar o problema que afetava os processos da empresa, o nosso time deu início a fase de idealização, momento em que começamos a conceber a solução.

Chegamos a conclusão que o ideal seria desenvolver uma plataforma web que serviria como um banco de dados único onde todos os sistemas estariam conectados via APIs, possibilitando que toda informação viesse sempre da mesma fonte.

Essa plataforma foi chamada de “Middle”, pois ela recebe e integra todos os dados do ERP e também o input manual de outras informações importantes ou correlacionadas, que poderão alimentar todas as ferramentas, aplicativos e sistemas digitais que a empresa utiliza, de um jeito prático e simplificado.

Leia mais: Middleware pode ser a solução para unificar seus dados

Processo de desenvolvimento 

A fim de entender toda a dinâmica de cadastramento de dados no ERP, ou seja, o processo industrial da empresa, fizemos um estudo com o cliente para descobrir e analisar quais as informações eram essenciais para realizar a venda do produto. 

A partir disso, desenvolvemos novos modelos de campos para que a equipe interna da Marelli pudesse cadastrar as informações dos produtos de forma que esses dados pudessem ser integrados com todas as plataformas e sistemas que a empresa possui como site, e-commerce, CRM, TradeTools, etc. 

Ao todo, o processo de UX desse projeto levou 2 meses para que a nossa equipe compreendesse as personas da empresa e as necessidades dos usuários. 

Principais soluções oferecidas para a Marelli

O Middle desenvolvido para Marelli é um Digital Asset Management (DAM), onde todos os sistemas digitais da empresa se integram e se alimentam, sendo a única fonte de dados que se conecta com as outras soluções através de APIs.

Além disso, funciona como um banco de dados em que os usuários possuem acesso a todos os ativos da empresa (imagens, vídeos, textos, relatórios, etc.) para desenvolver ações de marketing, comunicação e comerciais.

Com isso, a Marelli passou a ter uma base de dados mais organizada, centralizada e fácil de ser gerenciada, dando total força para que as equipes de marketing e vendas possam controlar essas informações em multicanais. 

E para garantir a integridade das informações, a plataforma foi hospedada na AWS – Serviço de Nuvem da Amazon, dando segurança e facilidade de compartilhamento para toda equipe da Marelli.

MINT_Lab: soluções exclusivas para o seu negócio 

O Mint Lab é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no meio digital, focada na criação de produtos digitais exclusivos e personalizados.

Como uma equipe multidisciplinar, criamos experiências e desenvolvemos soluções inovadoras e tangíveis, em parceria com nossos clientes, gerando valor para os usuários e negócios para as empresas.

Saiba mais sobre o MINT_Lab e conheça os outros nossos cases clicando no banner abaixo.

Mint Lab: soluções customizadas para empresas inovadoras

Leave A Comment