Design Thinking: como usar a metodologia para melhorar a experiência do usuário

Design Thinking: como usar a metodologia para melhorar a experiência do usuário

Uma empresa inovadora é aquela que explora novas ideias de maneira bem-sucedida e estratégica, utilizando a inovação como um instrumento de empreendedorismo para se destacar no mercado. E, sem sombra de dúvidas, o design thinking é uma das formas mais eficientes de colocar essa visão em prática.

A metodologia, já utilizada por diversos gestores de grandes organizações, põe o usuário no centro das tomadas de decisões, a fim de aprimorar processos que envolvem o desenvolvimento de aplicativos e softwares.

A seguir, conheça alguns pontos fundamentais para melhorar a experiência do usuário com o uso do design thinking, e assim, gerar mais satisfação para clientes e novos negócios para a sua empresa!

A diferença entre UX Design & Design Thinking 

Primeiro, é importante destacar a definição de alguns conceitos:

O que é Design Thinking 

Em linhas gerais, o design thinking é uma poderosa metodologia de trabalho que contribui para o processo de inovação nos negócios, simplificando a jornada de criação e desenvolvimento de novos produtos com alto valor agregado.

O que é UX Design 

Quando se trata de UX Design, aborda-se o desenvolvimento de soluções com foco no usuário, otimizando recursos para proporcionar experiências memoráveis para quem usa determinado produto.

Leia também: Experiência do usuário no pós-pandemia: melhorias indispensáveis para o seu negócio

A importância do Design Thinking para empresas

Desenvolver novos produtos é um desafio que precisa ser bem gerido desde a etapa de pesquisa, com a realização de diagnósticos de toda a cadeia produtiva do negócio. Isso porque, qualquer falha ou fator importante que passe despercebido pode acarretar em problemas na comercialização ou no momento do uso de um novo produto ou serviço, por exemplo.

O design thinking surge então, como uma solução para compilar informações relevantes e investigar questões que podem envolver desde  arquitetura da informação, ou ainda, auxiliar na implementação de ecossistemas de comunicação, com objetivo de desenvolver aplicações e sistemas da forma mais assertiva possível.

O método engloba múltiplos pontos fundamentais para a criação de um novo produto, integrando assim todos os setores que a solução abrange, desde os envolvidos na pesquisa e desenvolvimento, chegando à equipe responsável pelo go to market. Dessa forma, é possível adequar as ideias de acordo com as necessidades do negócio e com base na realização de testes com os usuários. 

O design thinking para melhorar a experiência do usuário

O design thinking pode trazer uma série de vantagens ao ser utilizado no processo de criação de produtos que visam oferecer uma melhor experiência e satisfação ao usuário, tais como:

  • potencialidade de investigação de problemas que precisam de diagnósticos profundos;
  • o desenvolvimento de projetos de modo mais organizado, com prazos de entrega bem definidos em escopo;
  • a maior eficiência para soluções que precisam de criatividade, conferindo aos projetos uma boa relação entre custo-benefício;
  • a solução de necessidades complexas e que necessitam de foco em inovação;
  • a adaptação de processos com empatia e foco no usuário. 

Conheça as etapas do Design Thinking

De modo a ter uma estrutura de projetos bem desenhada, o design thinking conta com 7 etapas:

as etapas do Design Thinking

#1 Definição

Na primeira etapa, definição, é abordado o problema e um resumo do que se pretende executar no projeto.

#2 Pesquisa

Na segunda etapa de pesquisa, são realizados estudos de produto e do usuário, a fim de delinear as melhores soluções.

#3 Ideação

Na ideação, terceira etapa, são identificadas as necessidades do usuário. É nesta fase em que surgem os insights que levam as ideias disruptivas e que irão gerar valor real quando a solução for entregue.

#4 Prototipagem

Na etapa de prototipagem, quarta etapa, é definido o MVP do projeto e as ideias são postas à prova, com a finalidade de validar os testes realizados.

#5 Seleção

Já na quinta etapa, a seleção, são analisadas todas as soluções encontradas em relação ao objetivo do projeto, levando à sexta etapa, implementação, já com o produto desenvolvido para o cliente.

#6 Implementação

Nesta etapa, avalia-se o desenvolvimento de design e sua entrega ao cliente final, e assim, é possível iniciar a implementação de tudo o que foi planejado e colocar o produto no mercado!

#7 Aprendizagem

Na sétima e última etapa, de aprendizagem, todo feedback e dados de performance são analisados, podendo ser reavaliados, visando sempre a busca pela melhoria contínua.

MINT_Lab: projetos pautados na experiência do usuário

O MINT_Lab é uma software house que utiliza a metodologia de design thinking  no desenvolvimento de produtos digitais próprios, sempre trabalhando em parceria com o cliente e com o apoio de especialistas na criação de inovações.

Estamos presentes em todas as etapas da concepção do projeto de nossos clientes, criando soluções customizadas que sejam compatíveis com suas expectativas e necessidades dos seus usuários.

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