Case de cliente: conheça o Energy Place da ENGIE

Case de cliente: conheça o Energy Place da ENGIE

A ENGIE Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica do país. Recentemente, a empresa lançou o seu canal digital de gestão de contratos de energia, batizado de Energy Place.

Essa plataforma foi integralmente desenvolvida pelo MINT Interactive Lab e neste texto, compartilhamos como foi a concepção desse projeto até o seu lançamento. Confira!

O que é o Energy Place?

O que é o Energy Place?

A nova plataforma da ENGIE faz parte do processo de adaptação à transformação digital na empresa. O Energy Place nasceu com objetivo de simplificar a negociação e gestão de contratos de energia no Mercado Livre, de forma online e segura.

A plataforma proporciona a conveniência de comprar energia elétrica via e-commerce. Além disso, a ferramenta promove informações, apresenta o histórico de consumo e dispõe de um canal de relacionamento e atendimento totalmente digital. 

A ideia é inovadora e possibilita que um procedimento que, usualmente, poderia ser burocrático, seja tão simples quanto comprar qualquer outro produto na internet.

Para conhecer mais sobre essa grande novidade da ENGIE, clique aqui.

Processo de desenvolvimento do Energy Place

Assim como o novo site da ENGIE Brasil, o Mint Lab também foi responsável pela criação da nova plataforma digital da empresa.

Esse projeto foi realizado em um trabalho intensivo de dois meses. No primeiro momento, a nossa equipe analisou todas as necessidades do cliente a fim de entender quais soluções atenderiam tais demandas.

O objetivo principal era criar um e-commerce onde os clientes da ENGIE pudessem adquirir energia elétrica de forma simplificada, solicitar upgrade, fazer pagamentos e realizar qualquer ação relacionada a seus contratos de energia. 

Jornada do cliente como fator principal

Jornada do cliente como fator principal

O Energy Place é um projeto inovador e diferenciado, justamente, por oferecer total autonomia para o cliente.

Para atingir esse objetivo, desenhamos a jornada do usuário (em alinhamento com a ENGIE) e projetamos a ferramenta para oferecer um atendimento adequado em cada etapa do processo e para cada tipo de cliente da empresa.

Para as gestoras e clientes, além de todas as funcionalidades de gerenciamento de contrato, desenvolvemos um canal de atendimento online, em que é possível realizar a abertura de chamados com especialistas da ENGIE.

Também remodelamos a jornada para os usuários que não são clientes da distribuidora. Nesse caso, a ferramenta oferece a opção da compra digital de energia para fechamento de mês, além de toda gama de produtos personalizados para quem busca migrar para o Mercado Livre de Energia.

Para o e-commerce, desenvolvemos uma interface simples, organizada e de fácil compreensão, tanto em design quanto em texto. Tudo isso alinhado ao style guide universal da ENGIE, o mesmo que trabalhamos no novo site da marca.

Leia mais: Case de cliente: Confira o novo site da ENGIE Brasil

Apresentação da solução

O que você vai encontrar no Energy Place

A criação da ferramenta online foi a primeira etapa do projeto. A ENGIE também precisava anunciar ao mercado a sua mais nova solução e nós, como responsáveis pelo desenvolvimento, assumimos também a comunicação estratégica do Energy Place.

À frente da aplicação, criamos uma landing page que apresenta em detalhes as funcionalidades e soluções oferecidas pela plataforma.

Além de explicar o que é e como a ferramenta pode auxiliar, a página tem por objetivo maior atrair e converter novos usuários. Foi pensando nesses leads, que desenvolvemos o “Indicador de Produtos”.

Indicador de Produtos

Indicador de Produtos para o Mercado Livre de Energia

Ao ser atraído para a landing page, o cliente em potencial pode ainda não ter o entendimento das suas necessidades. O Indicador de Produtos é uma página que auxilia nessa compreensão e guia o usuário para a jornada ideal.

Instruído por perguntas objetivas, o lead segue passo a passo em direção à solução que mais atende às necessidades do seu negócio. Dessa forma, é possível qualificar o nível de interesse desse cliente para a ENGIE e identificar como a empresa pode melhor atendê-lo.

Toda a inteligência, comunicação e desenvolvimento deste projeto foi realizado pelo Mint Lab em conjunto com a ENGIE Brasil, pois acreditamos que parcerias sólidas são a base para todo projeto de sucesso.

Mint Lab: criamos experiências e soluções inovadoras

O MINT Lab é uma empresa especializada em criar produtos digitais próprios e customizados. Nossa equipe atua de forma multidisciplinar, cuidando dos projetos desde o entendimento do problema até o lançamento da solução desenvolvida.

Trabalhamos em parceria com nossos clientes para que juntos possamos criar soluções que atendam as necessidades dos usuários, a fim de obter resultados eficazes para os seus negócios.

Conheça mais sobre o Mint Lab clicando no banner abaixo!

Mint Lab: soluções customizadas para empresas inovadoras

Leave A Comment