Case de Cliente: UVVA – Cepas Diamantinas

Case de Cliente: UVVA – Cepas Diamantinas

Recentemente, o Mint Lab teve o privilégio de inserir um trabalho extremamente diferenciado ao portfólio, o site da Vinícola UVVA e todas as soluções necessárias para lançar a marca no mercado. Um processo intenso, que resultou em um grande sucesso para o cliente, e para nós.

Neste texto, saiba como procedeu a execução do projeto desde a criação da marca até o seu lançamento.

Sobre o cliente: UVVA – Cepas Diamantinas

A Chapada Diamantina (BA) é uma região que abriga as maiores altitudes do Nordeste Brasileiro, servindo de morada para uma vegetação exuberante de espécies nativas da caatinga. E foi nessa localização ímpar, precisamente no município de Mucugê, que a família Borré descobriu um terroir único e ideal para a produção de uvas viníferas de qualidade e assim surgiu o novo negócio da Fazenda Progresso, já reconhecida internacionalmente pela produção de cafés especiais.

A vinícola é parte de um projeto maior da Fazenda Progresso que consiste ainda na construção de um hotel boutique e um restaurante a fim de impulsionar o enoturismo e, consequentemente, a economia na região.

Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre a Vinícola UVVA.

A criação da marca UVVA

Para que o Mint Lab pudesse desenvolver as soluções necessárias para o cliente, era preciso que a marca estivesse estruturada.

O projeto de branding da UVVA foi realizado pela Dzigual Golinelli, braço de comunicação estratégica orientada pelo design e que faz parte do Grupo. A seguir, entenda como foi esse processo.

Cenário geral

Criamos do zero, do zero para nós e do zero para a vinícola.

– Pablo Gómez, diretor de arte e idealizador da marca UVVA. 

Para traduzir a verdadeira essência da marca, era fundamental conhecer o local presencialmente, sendo assim, a equipe responsável viajou até Mucugê para realizar uma pesquisa de campo.

Equipe da Dzigual Golinelli em pesquisa de campo na Chapada Diamantina

“Nossa visita a Mucugê foi fundamental para idealizar o branding. Conhecendo a fundo, pudemos entender quais elementos seriam preciosos para formular essa ideia de forma que a marca traduzisse a essência do local”, diz Pablo.

Nome da marca

UVVA CEPAS DIAMANTINAS

“Quando estávamos na Chapada, as pessoas brincavam que as uvas eram como diamantes devido a complexidade da produção ser semelhante a um processo de lapidação” relembra Pablo.

“Cepas Diamantinas” é a tradução da qualidade do produto e a localização geográfica onde ele surge. Cepas, devido aos diversos tipos de uvas que nascem naquele terroir e Diamantinas, associando a região e dando a intenção de ser um produto local e tão precioso quanto os diamantes que ali surgem.

A letra “V” foi duplicada no nome “UVVA” a fim de torná-lo diferenciado e fazer jus ao objetivo de associar a localização. No logo, as letras lado a lado possuem uma simetria que se assemelha a Serra do Sincorá, paisagem que compõe a vista deslumbrante de quem visita a vinícola. 

Soluções

Com a marca formulada, o Mint Lab iniciou o desenvolvimento das soluções que anunciavam UVVA ao mercado.

Site 

SITE VINÍCOLA UVVA - CEPAS DIAMANTINAS
Site da UVVA em versão mobile

Atuamos na direção de arte do site com atenção aos detalhes e com base em muita pesquisa. Desde a criação dos roteiros para os vídeos que o compõem, a direção de fotografia e até as fontes criadas exclusivamente para a plataforma, tudo foi pensado minuciosamente para traduzir a essência poética que a marca carrega.

O storytelling do site apresenta cada fator que constrói a marca, iniciando com o destaque para a rica beleza da Chapada Diamantina, seguindo pela valorização do terroir único da vinícola e introduzindo a história e valores de uma empresa familiar. 

No primeiro momento, o objetivo do site da Vinícola UVVA era declarar o início de tudo. Antes mesmo da marca ser lançada, o site apresentava um countdown que anunciava o dia do lançamento ao mercado.

Evento de lançamento

O Mint Lab também atuou no evento de lançamento da marca.

A primeira ideia era realizar um grande evento na Chapada Diamantina, mas devido à pandemia, foi necessário adaptar tudo para o formato digital e coube a nós a missão de propaga-lo.

Logo após o lançamento, no site já estava disponível todo o conteúdo de apresentação da marca. Nesse momento, o objetivo da plataforma passava a ser um canal de informação, captação de leads e de relacionamento com os usuários. 

Com essa finalidade, também desenvolvemos o blog da UVVA.

Blog

O blog faz parte da estratégia de SEO idealizada pelo Mint.

Nosso objetivo, além de informar, educar e gerar relacionamento é obter relevância e destaque nos motores de busca da internet. Para isso, produzimos conteúdos relevantes com foco nas keywords relacionadas aos interesses da marca.

Redes sociais

As redes sociais da UVVA também estão entre as soluções criadas pelo Mint.

Ali, o objetivo é estabelecer um canal de apresentação da marca, relacionamento com o consumidor e informação.

Idealizamos a composição de elementos visuais para cada postagem a fim de que juntas elas construíssem uma identidade harmonizada e agradável para os usuários, funcionando como uma vitrine para apresentar a região da Chapada Diamantina e introduzir aos poucos a apresentação do produto no mercado.

Resultados

Desde o lançamento, seguimos acompanhando os impactos relacionados à marca. A repercussão segue sendo extremamente positiva e, até o presente momento, os números são plausíveis.

Só na primeira semana, o site obteve 12 mil acessos orgânicos e as redes sociais foram impactadas com mensagens de pessoas de todo o Brasil. No Instagram, mais de mil novos usuários em uma semana e uma média de engajamento surpreendente.

Próximos passos

Com o decorrer das ações, a estratégia para a marca UVVA vai demandando avanços. Os próximos passos da empresa consistem na comercialização do produto e para isso o Mint Lab já segue desenvolvendo novas soluções.

Por sabermos que a marca atuará também fora do Brasil, estamos trabalhando na tradução do site e em tudo que viabilize o alcance internacional.

Estamos desenvolvendo também o e-commerce, visto que essa será a principal ferramenta de vendas dos produtos. A plataforma contará com uma área para o usuário em que poderá ser feito a pré reserva dos vinhos antes deles chegarem ao mercado. 

Oportunamente, todas as novas soluções criadas serão divulgadas aqui em nosso blog. 

Mint Lab: soluções inovadoras que geram negócios para a sua empresa

Nós gostamos de resolver problemas e encarar grandes desafios unindo design e tecnologia.

Somos especialistas em desenvolver produtos digitais próprios e customizados. Estamos presentes em todas as etapas da concepção do projeto, criando soluções customizadas que sejam compatíveis com as expectativas e necessidades de nossos clientes.

Trabalhamos em parceria com eles para através do entendimento dessas necessidades, criarmos soluções tangíveis e eficazes para seu dia-a-dia.

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