Case de cliente: Confira o novo site da ENGIE Brasil

Case de cliente: Confira o novo site da ENGIE Brasil

O MINT Interactive Lab é uma empresa com foco na criação de produtos digitais próprios e customizados. Trabalhamos em parceria com nossos clientes para a criar soluções tangíveis e eficazes para o seu dia-a-dia. Recentemente, inserimos mais um grande trabalho em nosso portfólio, o novo site da Engie Brasil. 

A seguir, saiba como foi o processo de desenvolvimento desse projeto e confira o seu resultado.

Sobre a ENGIE Brasil

A ENGIE é um grupo empresarial francês com presença em diversos países sendo que no Brasil é a maior produtora privada de energia elétrica, estando presente há mais de 20 anos  oferecendo serviços e soluções inovadoras aos seus clientes.

Além disso, o Grupo atua no Brasil na comercialização de energia no mercado livre e é uma das maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída.

A empresa tem como objetivo oferecer soluções inovadoras e sustentáveis em energia e serviços para pessoas, empresas e cidades. 

Assista ao vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre a ENGIE Brasil.

Cenário geral

Há dois anos, o Mint Lab havia sido o responsável pelo desenvolvimento do website da ENGIE Brasil e, neste ano, a missão de repaginá-lo também foi entregue à nossa equipe. 

Como todo trabalho executado pelo Mint, nós acompanhamos os resultados e os feedbacks da experiência em relação ao produto. E claro, sempre há oportunidades de melhorias e as identificamos para poder otimizá-las. 

Em paralelo, a ENGIE francesa fazia mudanças relevantes em seu Style Guide. Tendo isso em vista, sabíamos que seria necessário fazer tais adaptações no site da ENGIE Brasil e aproveitamos a oportunidade para vincular em um único projeto todas as melhorias de UX, acessibilidade e visual da plataforma.   

Novos objetivos

O site da Engie já era bem robusto e um canal repleto de informações. Porém, entendemos que as necessidades mudaram e precisávamos, principalmente, criar uma plataforma de conversão dos usuários.

“Foi uma grande mudança. O site mudou o perfil digitalmente, compreendendo e seguindo as etapas do funil de marketing. Além disso, precisávamos replicar as novas diretrizes e falar a língua universal da ENGIE, mas adaptada ao público no Brasil”, diz Pedro Grisotti Portinho, UX leader do Mint Lab e responsável pelo projeto.

Tendo os objetivos definidos, em março de 2020 o projeto foi iniciado.  

Processo e entendimento

Road Map

Como uma equipe multidisciplinar, estamos presentes em todas as etapas da concepção do projeto e atuamos em parceria com os nossos clientes.

Para realizar o novo site da ENGIE Brasil, atuamos em conjunto com os stakeholders de cada empresa do Grupo. Realizamos rodadas de conversas e entrevistas com cada um dos responsáveis para entender quais ajustes precisavam ser feitos no site, desde a parte de experiência de uso até a parte de melhorias para o comercial.

Esse processo teve a duração de dois meses até que tudo estivesse alinhado e respeitando as necessidades de todos, a fim de oferecer uma usabilidade mais simples para o usuário.

A partir disso, nossa equipe analisou todos os dados, e juntos levantamos hipóteses e definimos o que cada um faria para validarmos as ideias.

Idealização e Validação

Para executar as ações necessárias, dividimos o nosso time em duas equipes: design e desenvolvimento. Ao todo, oito profissionais estiveram envolvidos na realização do projeto. 

O processo de design de interfaces durou em torno de um mês, com objetivo de fazer as adaptações do novo styleguide de forma rápida para que pudéssemos trabalhar com tempo na programação do site. Pela necessidade de ser ágil, o trabalho foi intenso, visto que era necessário refazer o layout de todas as páginas e o recadastramento de todo o conteúdo.

Já a parte de programação durou cerca de quatro meses. Nessa etapa nós realizamos inúmeros testes, inserimos novas funcionalidades e desenvolvemos novas telas para o site. Trabalhamos de forma intensiva até que tudo estivesse funcionando e atendendo todas as necessidades iniciais.  

Desafio

O projeto levou sete meses para ser finalizado. Por se tratar de um período entre março e outubro de 2020, o trabalho foi impactado pela pandemia do novo COVID-19, ou seja, precisou ser realizado integralmente à distância.

“Sem dúvidas, essa foi a grande entrega em meio à pandemia. Foi um desafio realizar um projeto tão grande remotamente, sem poder conversar presencialmente com o cliente e com o time interno”, aponta Pedro. 

Independente do momento crítico, o projeto foi entregue com soluções enriquecedoras para a ENGIE Brasil.

Soluções

As soluções apresentadas no novo site da ENGIE Brasil seguem cinco frentes diferentes:

Apresentação

Soluções apresentadas no novo site da ENGIE Brasil

Neste tópico o objetivo era adequar a linguagem do site e torná-lo mais funcional, simples de navegar. 

Atualmente, o site apresenta uma linguagem mais direta e fácil de compreender. Tudo isso pensando em tornar o ambiente mais propício à conversão do usuário, uma vantagem para o comercial e uma praticidade para o navegante. 

Tornamos o menu mais direto e aberto, sendo possível visualizar rapidamente a solução que o usuário busca. Inserimos também as expertises em que a ENGIE atua para cada segmento, entregando a informação de forma ágil para cada nicho.

Melhorias 

Visando aumentar a taxa de retenção e conversão do site, utilizamos todos os dados coletados sobre a experiência do usuário e entregamos um website muito mais simples de navegar e compreender. 

Todos as páginas do site direcionam o usuário para dar um passo a mais em sua jornada, seja realizando uma conversão ou seguindo a navegação por outras páginas.

Style Guide

Como já abordamos, o site da ENGIE Brasil precisava seguir as novas diretrizes globais da marca. 

O novo site está com as atualizações de cores, fontes, imagens e linguagem em unidade com as representantes de todo o mundo. 

Clique aqui e conheça o site da ENGIE Brasil. Clique aqui e compare o site da ENGIE França.

Dark Mode

Economizar energia e simplificar a vida das pessoas são pilares que têm tudo a ver com a Engie. Unindo o útil ao agradável, trouxemos o recurso de dark mode para o novo site da marca.

Essa configuração visual pode ser ligada e desligada a qualquer momento e torna o ecrã mais escuro. Isso oferece inúmeros benefícios de saúde para quem navega no site, principalmente via mobile, e demonstra a preocupação da empresa em atender as necessidades dos usuários.

Acessibilidade 

Entendemos que um site não acessível pode fechar portas para milhões de pessoas que buscam por soluções na web.

Pensando nisso, trouxemos acessibilidade para o site da ENGIE Brasil de forma que pessoas com deficiência podem perceber, entender, navegar, interagir e realizar ações no site. Para isso, inserimos um plugin de tradução em libras e outro para a leitura de conteúdo.

Essas foram algumas das melhorias apresentadas no novo site da ENGIE Brasil, a entrega faz parte da primeira etapa de um projeto ainda maior. Seguiremos desenvolvendo melhorias para toda áreas de inovação e remodelando todas as páginas de sustentabilidade.

Mint Lab: soluções customizadas para empresas inovadoras

O Mint Interactive Lab faz parte do Grupo Golinelli, possuindo mais de 20 anos de experiência no meio digital utilizando o design como principal ferramenta de diferenciação e inovação.

Criamos experiências e soluções inovadoras, gerando valor para os usuários e negócios para as empresas.

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