Softwares customizados: saiba como desenvolver um para a sua empresa

Softwares customizados: saiba como desenvolver um para a sua empresa

Dois fatores influenciam muito no sucesso de uma empresa: a experiência que a mesma oferece aos seus clientes e também a forma pela qual ela se organiza internamente para oferecê-la. Por essa razão, cada vez mais as empresas estão aderindo à contratação de softwares customizados que se encaixem perfeitamente nas necessidades do dia a dia com o objetivo de otimizar os próprios resultados.

Neste post, saiba o que são softwares personalizados e como eles podem otimizar os processos internos da sua empresa.

O que é customização de software?

O que é customização de software?

Você já deve ter passado pela situação de ter um determinado problema dentro da empresa, relacionado a algum processo ou a alguma demanda que exigisse muito da equipe, e ter quebrado a cabeça tentando encontrar alguma solução, não é mesmo?.

O que geralmente ocorre é que são encontrados softwares e ferramentas já prontas que funcionam até certo ponto, mas que não englobam tudo que a empresa necessita.

Ou, até mesmo, como consumidor final, querer contratar algum produto ou serviço e, ao acessar o aplicativo da empresa em questão, não ter facilidade, nem uma experiência agradável e acabar desistindo da compra.

Leia mais: Ter um aplicativo para a sua empresa: entenda a importância

As equipes que trabalham com desenvolvimento de softwares buscam, justamente, entender a fundo todas essas necessidades e criar as soluções necessárias.

A diferença entre softwares customizados e os ofertados

A grande diferença entre softwares customizados e os prontos é que, na primeira opção, tudo já é idealizado desde o começo levando em conta as particularidades, as dores e as necessidades do cliente em questão.

Já os prontos são feitos para solucionar dores comuns às pessoas e empresas abrangendo uma fatia grande do mercado, sendo disponibilizados para quem estiver disposto a pagar pelas funções disponíveis, sem opção de mudanças ou algo nesse sentido.

Entenda as vantagens de implementar softwares customizados

as vantagens de implementar softwares customizados

A principal vantagem de ter um software idealizado especialmente para o seu negócio (seja para uso interno ou voltado para o cliente final) é ter acesso à soluções para aqueles problemas e obstáculos que tanto travam o seu processo.

Tudo é pensado após ao que chamamos de fase de entendimento, onde é feita uma análise profunda das necessidades da empresa. A possível aparição de bugs ou erros de desempenho fazem parte do processo de implementação e também fazem parte do desenvolvimento. Todo esse processo ajuda a modelar uma ferramenta feita sob medida para as necessidades da empresa, tornando-a mais assertiva.

Maior facilidade para inovar e acompanhar o mercado

Outro ponto é que, cada vez mais as empresas estão precisando se reinventar para acompanhar o mercado e as necessidades dos consumidores. E com um software personalizado é possível realizar mudanças com o passar do tempo, à medida que as mesmas forem se fazendo necessárias.

Afinal, ainda mais no mercado da tecnologia e da inovação, não tem como parar no tempo e acreditar que toda solução é definitiva.

Em termos de investimento, vale a pena?

Muitos questionam se o investimento vale a pena. Afinal, trata-se de um produto exclusivo e personalizado, então é natural que o preço seja mais elevado do que o de uma ferramenta pronta.

O que é preciso ter em mente é que, de fato, trata-se de um investimento. O software se pagará em termos de processos otimizados, melhora no desempenho da equipe, melhora o gerenciamento do tempo e, até mesmo, no aumento da satisfação do cliente. 

É um processo que não acontece da noite para o dia. Tudo vai depender da jornada que usuário precisa seguir, as necessidades que a ferramenta deve atender e de todo o processo de desenvolvimento.

Por exemplo, digamos que o software customizado em questão seja voltado para o SAC do seu negócio. A ferramenta pode ajudar:

  • A melhorar a experiência do cliente na ligação;
  • Na otimização do tempo do atendente;
  • No repasse dessas chamadas;
  • No tempo de resolução das demandas,
  • E em diversos outros fatores que ajudam a agilizar processos e aumentar a satisfação do seu cliente. 

E consumidores mais satisfeitos geram mais negócios para a sua empresa!

Todos esses benefícios serão bem particulares e voltados para a realidade da organização em questão. O retorno sempre é bem distinto para cada caso, sendo importante lembrar que ele envolve bem mais do que apenas o aspecto financeiro. Outros fatores como o desempenho e produtividade da sua equipe podem impactar de forma positiva os resultados da sua empresa.

Mint Lab: softwares customizados para o seu negócio

O MINT Interactive Lab possui foco na criação de produtos digitais próprios e customizados. 

Como uma equipe multidisciplinar, estamos presentes em todas as etapas da concepção do projeto, criando soluções customizadas que sejam compatíveis com suas expectativas e necessidades dos seus usuários.

Criamos experiências e soluções inovadoras, gerando valor para os usuários e negócios para as empresas.

Conheça mais sobre o Mint Lab clicando no banner abaixo!

Mint Lab: softwares customizados para o seu negócio

Leave A Comment