5 passos para uma comunicação digital de sucesso

5 passos para uma comunicação digital de sucesso

A Comunicação Digital é fator fundamental na estratégia de divulgação das empresas da atualidade, tornando-se imprescindível para qualquer negócio que visa crescer e se consolidar.

Neste post, apresentamos alguns passos para ter uma comunicação digital que trará resultados para a sua empresa ou produto. Confira!

Comunicação digital sem estratégia não existe

Comunicação digital sem estratégia não existe

Executar ações de comunicação através de veículos online, somente porque todas as outras empresas estão fazendo é tão ruim quanto não estar fazendo nada, tendo em vista que vivemos em um mercado extremamente competitivo onde é necessário se diferenciar para atrair.

Por isso, é de suma importância ter uma estratégia de comunicação digital bem desenhada e que vise atingir objetivos relevantes. Levante todas as necessidades que a sua empresa possui e todos os planos que você tem para o seu negócio, trace suas metas e, também, como deseja alcançá-las.

Analise todos os caminhos possíveis para chegar neste ponto e considere soluções, mas jamais atire para todos os lados, o segredo para ser assertivo é ter foco. Analise o que as outras empresas do seu segmento estão fazendo e encontre maneiras de se destacar no mercado.

Conheça o seu público

O primeiro passo para criar a sua estratégia de comunicação digital é conhecer bem quem você deseja atingir.

O segundo passo é escutá-los! 

Atualmente, a empresa que ignora a voz do seu público está fadada ao fracasso. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e sabendo da força que têm, exigem mais soluções às marcas. Solução é produto + serviço.

Com essas informações você consegue criar uma estratégia mais certeira e ainda se posicionar bem no mercado como uma empresa que escuta e atende o cliente.

Tenha um propósito e proporcione boas experiências

passos para ter uma comunicação digital

Um dos grandes erros do marketing é querer ser o que não é. Ou seja, não tente comunicar aquilo que não é verdadeiro. Seja transparente, tenha um propósito, seja franco e comunique o essencial ao seu público. Lembre-se que quanto mais próximo da realidade você puder proporcionar uma jornado ao seu cliente, melhor será a experiência dele.

Invista em presença digital, mas não esqueça totalmente do offline

A presença online deve ser construída com um plano estratégico focado em cada veículo e/ou mídia digital que faça sentido ao seu negócio, como site, apps, redes sociais, marketplaces, etc.

Todos esses canais precisam estar alinhados em uma única comunicação, não só falando a mesma língua ou seguindo a mesma identidade visual, mas também sendo Omnichannel

Porque para o consumidor não importa se ele está na loja física ou num ambiente online, o que importa é a experiência que ele tem com a marca.

Dessa forma, a sua empresa amplia as possibilidades de contato tornando a jornada do consumidor mais prática, personalizada e eficiente.

Tenha adaptabilidade 

Como já abordamos no texto, atualmente, nos deparamos com uma geração de clientes mais ativos no processo de compra e as empresas que visam a opinião do público como oportunidade de evoluir e inovar, tendem a ganhar mais espaço no mercado atual.

Por isso, é muito importante estar aberto a mudanças e ser flexível (e rápido) quanto a hora de reinventar. Prova disso, é a influência que pandemia do COVID-19 está tendo em processos de inúmeras, senão todas, empresas. Tais consequências têm acelerado a transformação digital e obrigado vários negócios a se adaptarem rapidamente ao “novo normal”.

Seja inovador inclusive na comunicação

A inovação é um diferencial importante entre as marcas líderes de mercado e deve ser parte fundamental no plano de negócio de uma empresa.

Quando falamos em inovação sempre pensamos em produtos ou serviços. Mas também temos que falar na comunicação.

Inovar em comunicação não significa inventar a roda, mas sim encontrar maneiras eficientes de atingir seus objetivos. A inovação dentro da comunicação digital está atrelada a criar soluções personalizadas, criativas e inteligentes que sejam compatíveis com as expectativas e necessidades do seu consumidor, a fim de atingir resultados exponenciais não só no digital, mas em múltiplos canais. 

Comunicação digital assertiva: conheça o Mint Interactive Lab

O Mint Lab é uma empresa com mais de 20 anos de experiência no meio digital, focada na criação de produtos digitais próprios e customizados. Ele é o braço tecnológico da Dzigual Golinelli, empresa de comunicação estratégica orientada pelo design (design driven).

Nosso propósito é oferecer métodos para engajar pessoas unindo design e tecnologia. Criamos experiências e soluções inovadoras, gerando valor para os usuários e negócios para as empresas.

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