Middleware pode ser a solução para unificar seus dados

Middleware pode ser a solução para unificar seus dados

Atualmente, as empresas que não forem orientadas pelos dados (data driven) terão muitas dificuldades de se adaptar às demandas do mercado e de seus clientes. E para que você entenda a importância que o Middleware no ambiente de TI corporativo, falaremos neste post sobre o conceito e algumas vantagens que o seu negócio pode ter ao adotar um Middleware.

Mas afinal, o que é Middleware?

O que é Middleware?

A integração entre as aplicações e dados de múltiplos canais é essencial na atualidade, e é justamente esse o papel do Middleware.

Em resumo, o Middleware é um sistema customizado que funciona como uma base de dados centralizada que recebe inputs de outros sistemas como ERPs e alimenta outras soluções através de integrações por APIs.

Em que momento um Middleware se faz necessário?

O que estamos presenciando com o confinamento ou distanciamento social por causa da pandemia é uma aceleração rumo ao digital. Aceleração, pois em muitas delas a intenção de tornar processos, sistemas ou ferramentas online já estava prevista, porém num espaço de tempo mais alongado.

Outro fator que permitiu essa aceleração, foi a necessidade de manter as atividades essenciais tanto de gestão quanto de venda num momento em que as pessoas se encontravam literalmente em casa.

Entretanto, a maioria das empresas viu que a tarefa não era tão fácil assim, sentiram na própria pele que ter um site ou um sistema de ERP não supriam as necessidades como um todo. 

Um exemplo simples de como isso acontece: imagina-se que a empresa tenha que implementar vendas online ou e-commerce. Quais são as informações essenciais para apresentar e vender um determinado produto? O nome, o código, a composição?

Esses dados provavelmente se encontram no ERP, contudo eles não satisfazem a necessidade comercial, pois os consumidores querem ter acesso a outro tipo de conteúdo, por exemplo, qual o seu modo de usar, qual o preço, se existem outros produtos associados e querem ver imagens ilustrativas, seja foto, ilustração ou vídeos.

Qual a importância do Middleware?

A unificação de dados é de vital importância para centralizá-los numa única base que alimentará todas as soluções online, tais como e-commerce, websites, sistemas e ferramentas de vendas etc.

Um das soluções para esse problema, é o Middleware. Mas vale lembrar que para uma solução dar resultado antes precisamos entender o problema. Para isso, é sempre bom ter uma estratégia bem desenvolvida e uma arquitetura digital bem definida, porém isto é assunto pra outro momento.

Mint_Lab: oferecemos soluções inovadoras para o seu negócio

Mint Lab: oferecemos soluções inovadoras para o seu negócio

O MINT Interactive Lab é uma empresa com foco na criação de produtos digitais próprios e customizados.

Entre tantas soluções inovadoras e exclusivas para cada cliente, está o Middleware. Como uma equipe multidisciplinar, estamos presentes em todas as etapas da concepção do projeto, criando soluções customizadas que sejam compatíveis com suas expectativas e necessidades dos seus usuários. Para que essa parceria dê certo, possuímos know-how para acompanhar o desenvolvimento holístico da solução, desde suas etapas de entendimento do problema, até a criação, implementação e manutenção.

Para conhecer mais sobre a nossa empresa, clique aqui!

MINT LAB: Soluções que geram valor e negócios para a sua empresa

Leave A Comment